O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens do drone Okhotnik e o caça furtivo Su-57 voando juntos.

O novo drone de combate pesado da Rússia voou pela primeira vez ao lado do jato de combate mais avançado do país, dando ao caça uma nova vantagem na batalha, anunciou o Ministério da Defesa russo na sexta-feira.

“O veículo aéreo não tripulado Okhotnik realizou seu primeiro voo conjunto com um avião Su-57 de quinta geração”, disse o ministério em comunicado, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.

As duas aeronaves russas voaram juntas “para ampliar a cobertura de radar do caça e fornecer a aquisição de alvos para o emprego de armas lançadas do ar”, acrescentou o ministério.

Fotos do Okhotnik surgiram on-line pela primeira vez em janeiro, mas foi somente em junho que a aeronave não tripulada foi formalmente revelada.

A Rússia diz que o Okhotnik possui características furtivos, derivadas de sua forma e um revestimento anti-radar, e está equipado com dispositivos eletro-ópticos, de radar e outros tipos de equipamentos de reconhecimento.

Atualmente, o drone de ataque pesado é controlado remotamente, mas em testes futuros, espera-se que ele atue em um estado semi-autônomo e, eventualmente, em um modo completamente autônomo, relata a TASS.

Os testes com vários armamentos são esperados nos próximos anos, e o drone será entregue às unidades russas por volta de 2025.

wpDiscuz