Getafe, 24 de setembro de 2019 – O cargueiro de nova geração Airbus A400M alcançou com sucesso seu primeiro contato de reabastecimento ar-ar de helicóptero com um H225M. Ao longo de quatro voos, operados em condições diurnas no sul da França, o A400M realizou 51 contatos secos, alcançando um marco decisivo para sua capacidade total como avião-tanque. Esses testes foram realizados sob a coordenação do centro de testes de voo francês “DGA Essais en vol”.

Os testes, sem combustível e realizados entre 1.000 pés e 10.000 pés em velocidades de voo de até 105 nós, confirmaram os resultados positivos de voos de proximidade anteriores realizados no início de 2019. A próxima etapa do programa de testes de voo envolverá operações de contato molhado programadas para ocorrer antes do final de 2019, antes da certificação final em 2021.

A campanha de testes de voo também incluiu os primeiros testes de proximidade entre o A400M e um helicóptero H160 solicitados pela Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA) no quadro do estudo de viabilidade para o Guépard (futuro helicóptero multirole militar para as forças armadas francesas). Os testes foram realizados com sucesso.

A400M como avião-tanque

O A400M é certificado para ser rapidamente configurado como avião-tanque, não exigindo uma versão de aeronave dedicada. O A400M carrega até 50,8 toneladas (111.600 lb) de combustível em suas asas e na caixa da asa central, sem comprometer nenhuma área de carga. Também podem ser instalados dois tanques adicionais, fornecendo 5,7 toneladas adicionais (11.400 lb) de combustível cada. O combustível transportado nos tanques extras pode ser de natureza diferente do combustível nos tanques principais. Isso permite que o A400M atenda às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras.

Como avião-tanque, o A400M já demonstrou sua capacidade de reabastecer caças como Eurofighter, Rafale, Tornado ou F/A-18 em suas velocidades e altitudes preferidas e também é capaz de reabastecer outras aeronaves grandes, como outro A400M, C295 ou C-130.

O reabastecimento ar-ar de helicóptero é uma operação tática militar que envolve baixas velocidades e baixas altitudes. Após essa conquista e sua certificação final, o A400M se tornará uma das poucas aeronaves-tanque do mundo capazes de realizar tal operação.

Sobre a Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de € 64 bilhões e empregou uma força de trabalho de cerca de 134.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aeronaves-tanque, combate, transporte e missão, além de uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.

FONTE: Airbus

wpDiscuz