EUA admitem que ataque de drones no Afeganistão matou 30 agricultores
20 de setembro – As forças militares dos EUA no Afeganistão confirmaram na quinta-feira que um ataque de drones contra alvos militantes na província de Nangarhar matou 30 agricultores de pinhões.
O ataque aconteceu no início da quinta-feira na área de Wazir Tangi, no distrito de Khagyani, onde autoridades dos EUA disseram que o ataque pretendia destruir um local usado por combatentes do Estado Islâmico.
“Há indicações iniciais de que membros do Daesh estavam entre os alvos do ataque”, disse o coronel Sonny Leggett, porta-voz da coalizão liderada pelos EUA no Afeganistão. “No entanto, estamos trabalhando com autoridades locais para determinar se houve danos colaterais.”
Sohrab Qaderi, membro do conselho provincial de Nangarhar, disse que 40 pessoas ficaram feridas e houve 30 mortes.
O ataque ocorreu depois que o Talibã assumiu a responsabilidade por um ataque que matou pelo menos 20 pessoas e feriu mais 100 em um hospital do governo. O grupo terrorista afirmou que estava mirando um escritório de segurança.
“Estamos lutando em um ambiente complexo contra aqueles que intencionalmente matam e se escondem atrás de civis, além de usar alegações desonestas de vítimas não combatentes como armas de propaganda”, disse Leggett inicialmente quando surgiram relatos de que civis foram mortos no ataque por drones.
FONTE: UPI