EUA devem considerar atacar refinarias de petróleo do Irã, diz senador americano
Investigadores sauditas e norte-americanos determinaram “com uma probabilidade muito alta” que o ataque de fim de semana à indústria petrolífera saudita tenha sido lançado a partir de uma base iraniana no Irã perto da fronteira com o Iraque, segundo uma fonte familiarizada com a investigação.
O ataque envolveu mísseis de cruzeiro voando a baixa altitude, disse a fonte, e sua trajetória foi do norte do complexo de Abqaiq, atingido por mais de uma dúzia de projéteis nas primeiras horas da manhã de sábado. A fonte acrescentou que não há absolutamente nenhuma indicação de que esses mísseis vieram de uma região sul e, especialmente, do Iêmen.
Os mísseis, de acordo com a avaliação atual dos investigadores, voaram sobre o sul do Iraque e através do espaço aéreo do Kuwait antes de atingir seus alvos. A trajetória implicaria que o ponto de lançamento do ataque estava sendo mascarado.
O Kuwait anunciou na segunda-feira que havia iniciado uma investigação sobre relatos de avistamentos de drones ou mísseis pouco antes dos alvos sauditas serem atingidos.
Preços do petróleo disparam
Os preços do petróleo dispararam na segunda-feira após o ataque ao coração da produção de petróleo da Arábia Saudita.
Os contratos futuros de petróleo nos EUA saltaram 14,7%, ficando em US$ 62,90 por barril. Foi o maior pico desde janeiro de 2009. Os futuros do petróleo Brent, a referência mundial, registraram alta de 14,6%, a U$69,02 por barril.
Kuwait determina alerta máximo às forças armadas após ataques à indústria de petróleo saudita
O ministro da Defesa do Kuwait pediu na terça-feira que as forças blindadas do país estejam em alerta máximo e “exerçam a máxima cautela e vigilância” após os ataques de fim de semana às instalações petrolíferas da Arábia Saudita, de acordo com a mídia estatal KUNA do Kuwait.
Sabah Khalid Al Sabah, durante uma reunião com comandantes de segurança de alto escalão, pediu às Forças Armadas do Kuwait “que redobrassem seus esforços para defender o país de qualquer perigo possível”.
O ministro da Defesa reiterou a condenação do Kuwait aos ataques à indústria de petróleo saudita.
Ele acrescentou que o Kuwait se posicionará com a Arábia Saudita contra qualquer coisa que “possa afetar sua segurança, estabilidade e segurança de seu povo”.
Senador Lindsey Graham: EUA devem considerar atacar refinarias de petróleo do Irã
O senador Lindsey Graham disse que os EUA devem considerar atacar as refinarias de petróleo iranianas em resposta ao ataque saudita.
Graham, que é o presidente do Judiciário do Senado, disse que também deve haver uma resposta regional ao ataque.
FONTE: CNN