O padrão de camuflagem que será empregado pela FAB

No dia 11 de setembro, logo após a cerimônia de apresentação do primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira, oficiais da FAB e executivos da Saab forneceram uma entrevista coletiva aos jornalistas presentes.

Todos tiveram a oportunidade de fazer várias perguntas durante meia hora, e eu selecionei algumas que foram sugeridas pelos leitores do Poder Aéreo. Uma delas relacionava-se à questão do padrão de pintura final do avião que será empregado pela FAB.
Antes de passarmos para a resposta dessa pergunta, é conveniente lembrar que o padrão comemorativo especial da pintura da primeira aeronave da FAB foi desvendado, inicialmente, pelo Poder Aéreo em 23 de agosto último. Isso antes mesmo da apresentação oficial.

Assumindo o comando do microfone, o brigadeiro do ar Valter Borges Malta, presidente da COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), respondeu ao questionamento.
Embora tenha feito elogios à pintura comemorativa ostentada pela aeronave atualmente (com padrão pixelizado sobre as asas e canards, combinado a uma bandeira do Brasil estilizada na deriva), o brigadeiro confirmou que ela terá sim uma pintura tática quando entrar em operação na FAB.

Brigadeiro Malta, presidente da COPAC, sentado logo atrás da tela do laptop

Nas palavras do brigadeiro Malta, as aeronaves terão uma camuflagem adaptada ao nosso “espaço aéreo” com tons de cinza. Será muito parecida com a apresentada pelo primeiro exemplar, mas sem as ornamentações comemorativas.

Em outras palavras, os jatos Gripen E da FAB terão um padrão de camuflagem, voltado à superioridade aérea, muito semelhante ao empregado pelos caças do mesmo tipo da Força Aérea Sueca.
É importante destacar que o mais recente caça adquirido e operado pela FAB, o “tampão” Mirage 2000 C/B (retirado de serviço em 2013), ostentou um padrão de pintura muito semelhante ao empregado pela Força Aérea Francesa.

Sendo assim, aqueles que não gostam do padrão de camuflagem atualmente empregado por diversas aeronaves na FAB (cinza e verde), incluindo aqui os F-5M, podem ficar mais “tranquilos”.

wpDiscuz