Itália ingressa no programa de caça de 6ª geração Tempest do Reino Unido
Empresas italianas e britânicas se associam ao programa do caça Tempest
Hoje na DSEI, as principais empresas de defesa do Reino Unido (BAE Systems, Leonardo UK, Rolls Royce e MBDA UK), juntamente com os principais players da indústria italiana (Leonardo Itália, Elettronica, Avio Aero e MBDA Itália) anunciaram sua intenção de parceria no programa Tempest pela assinatura de uma declaração de intenções (SOI).
Isso permitirá que as partes trabalhem juntas para definir um conceito inovador e um modelo de parceria que incluirá compartilhamento de conhecimento, definição de produto e desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento conjunto de futuros sistemas aéreos de combate.
A assinatura do SOI segue um compromisso dos governos do Reino Unido e da Itália de trabalharem estreitamente nas capacidades de Combate Aéreo, incluindo sistemas como o Typhoon e o F-35, bem como no Tempest, o sistema aéreo de combate de próxima geração iniciado pelo Reino Unido. Ambos os governos confirmaram um desejo comum de manter bases industriais fortes, a fim de acessar as principais capacidades e garantir a prosperidade para ambas as nações. A Itália e o Reino Unido têm uma longa e bem-sucedida história trabalhando juntos em programas internacionais como Tornado, Typhoon e F-35.
Antes da assinatura da SOI, o Reino Unido e a Indústria Italiana trabalharam juntos em um estudo inicial para avaliar a viabilidade de uma abordagem comum aos futuros sistemas de Combate Aéreo. Muitas áreas de potencial colaboração foram identificadas, incluindo onde empresas industriais compartilhadas, como Leonardo e MBDA, já veem uma estreita integração entre as duas nações.
Além disso, um estudo conjunto de viabilidade do governo também concluiu que o Reino Unido e a Itália são parceiros naturais de Combate Aéreo, com as duas Forças Aéreas operando a mesma frota mista das aeronaves Eurofighter Typhoon e F-35. As indústrias italiana e britânica compartilham o interesse em uma atividade conjunta em potencial para atender aos requisitos nacionais e internacionais.
Charles Woodburn, CEO do Grupo, BAE Systems disse:
“Nosso histórico comprovado de colaboração bem-sucedida com a indústria italiana nos garante que essa parceria entre as duas nações é um forte ajuste para o Tempest e demonstra o impulso crescente por trás desse importante empreendimento internacional. O anúncio de hoje expandirá as parcerias existentes com a MBDA e a Leonardo, que são essenciais para o nosso trabalho em liberar todo o potencial do Typhoon, pois juntos desenvolvemos futuras tecnologias aéreas de combate em benefício de ambas as nações.”
Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse:
“O acordo de hoje é um próximo passo essencial para este programa empolgante e estrategicamente importante. Como CEO da Leonardo, estou confiante nessa colaboração, pois todos os dias vejo como os engenheiros do Reino Unido e da Itália, trabalhando juntos, conseguem coisas incríveis. Nossas duas nações têm uma longa e compartilhada história de sucesso em programas internacionais e acreditamos que o trabalho conjunto no Tempest fortalecerá ainda mais a base tecnológica, industrial e de habilidades de cada país para garantir a prosperidade nas próximas décadas.”