Voo em formação de sete caças J-20 desencadeia especulação
Até agora, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China não divulgou o número total de novos caças furtivos J-20 à sua disposição
A Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) exibiu pela primeira vez na terça-feira sete caças furtivos J-20, a maior formação já mostrada publicamente, levando especialistas a dizer que os militares da China já estão operando um número considerável de caças J-20 e poderia alcançar a superioridade aérea regional e destruir as instalações estratégicas do inimigo profundamente em território hostil.
Em um vídeo divulgado pela PLAAF nas mídias sociais, pelo 74º aniversário da vitória na Guerra de Resistência à Agressão Japonesa (1931-45), até sete J-20 podem ser vistos voando em formação, informou o Global Times.
O número de J-20s voando em formação aumentou gradualmente de duas para cinco, e agora sete, desde que o avião de caça mais avançado da China fez sua primeira aparição pública no Airshow China em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China, realizada em novembro de 2016.
Cada aumento no número de J-20 atraiu considerável atenção de entusiastas militares, disse Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, ao Global Times na terça-feira, observando que reflete a escala e o nível em que a PLAAF está operando seu avião de combate.
“Um número considerável de unidades provavelmente está pronto para voar o J-20”, disse Wang.
Enquanto isso, a PLAAF não divulgou o número total de J-20 à sua disposição, afirmou a reportagem.
“Se sete J-20 forem enviados simultaneamente para a batalha, eles terão uma capacidade de ataque significativa com suas armas ar-ar e ar-superfície”, disse Wang.
Ele observou que eles poderiam alcançar a superioridade aérea regional e destruir os nós estratégicos inimigos profundamente em território hostil.
“Para realmente alcançar a paz, defender nossa pátria não é suficiente. Não devemos apenas defender, mas atacar”, disse Yang Wei, designer-chefe do J-20, no vídeo.
Wang disse que em aviões de combate furtivos reais como o J-20 não voariam juntos em grandes números, mas em dois ou três para atingir o maior potencial de combate, então os sete vistos no vídeo poderiam estar realizando um ensaio para o próximo desfile do dia nacional.
Em julho, a PLAAF divulgou pela primeira vez uma foto de um caça furtivo J-20 com o número de série de uma unidade de combate, indicando que o avião de combate concluiu a fase de testes.
FONTE: Asia Times