Até 2025, USAF planeja desdobrar 220 caças stealth F-35A na região Indo-Pacífico
Os EUA pretendem começar a rotacionar os F-16 na Coreia do Sul com caças furtivos F-35A a partir do início do próximo ano
O jornal Chosun Ilbo diz que os EUA pretendem começar a rotacionar seus F-16 na Coreia do Sul com caças furtivos F-35A a partir do início do próximo ano.
A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) planeja incorporar 40 caças F-35A até 2021. Os caças de quinta geração substituirão o serviço de caças F-16 existentes, dos quais cerca de 60 estão estacionados na Base Aérea de Osan em Pyeongtaek, província de Gyeonggi e a de Gunsan, Província de Jeolla do Norte.
Embora as Forças Aéreas do Pacífico dos EUA (PACAF – U.S. Pacific Air Forces) não tenham negado as reportagens, o comando do componente aéreo do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos (USINDOPACOM) contornou a questão dizendo que está trabalhando para construir bases estratégicas na região Indo-Pacífico, com a Força Aérea dos EUA (USAF) desdobrando armas no devido tempo.
“Os EUA consideram o desdrobramento dos F-35As de uma perspectiva estratégica na região indo-pacífico, visando não apenas a Coreia do Norte, mas também a China”, comentou um porta-voz militar sul-coreano.
Cerca de 220 caças F-35 serão enviados para tropas e aliados dos EUA na região até 2025, disse o general Charles Brown, comandante das PACAF em julho passado. É claro que é improvável que a Coreia do Norte e a China gostem do F-35 nas suas costas. A Coreia do Norte respondeu de maneira extremamente sensível às recentes aquisições de F-35A da Força Aérea da Coreia do Sul e lançou de mísseis como forma de protesto. A China deve protestar também, mas o país possui seus próprios caças furtivos.
As Forças Aéreas do Pacífico, com sede em Joint Base Pearl Harbor-Hickam, Havaí, são um dos nove principais comandos da USAF e o componente aéreo do Comando do Pacífico dos EUA. A principal missão das PACAF é fornecer poder aéreo e espacial pronto para promover os interesses dos EUA na região Indo-Ásia-Pacífico. As PACAF são compostas por 46.000 membros, incluindo serviço ativo, Guarda Aérea Nacional, Reserva e civis. A área de responsabilidade das PACAF abriga 60% da população mundial em 36 nações espalhadas por 53% da superfície da Terra e 16 fusos horários, com mais de 1.000 idiomas falados.
FONTE: The Aviation Geek Club