Lockheed faz proposta à indústria polonesa em troca do contrato para o F-35
KIELCE, Polônia – A empresa de defesa americana Lockheed Martin está disputando um contrato para fornecer 32 caças F-35 para a Polônia, oferecendo a nova versão Bloco 4 e garantindo que os componentes selecionados para os jatos sejam produzidos pelos fabricantes poloneses.
“Se a Polônia decidir comprar o F-35, receberá aeronaves do Bloco 4. Esta versão incluirá um novo computador, armas e sistemas adicionais, e poderá ser equipada com seis mísseis internamente em vez de quatro”, disse Greg Ulmer, vice-presidente e gerente geral responsável pelo programa F-35 da Lockheed Martin, ao Defense News na feira da indústria de defesa MSPO.
O funcionário da empresa disse que os participantes da indústria de defesa polonesa já fazem parte da cadeia de suprimentos global da aeronave e entregam componentes para os F-35.
“Até agora, entregamos 425 jatos F-35 e estamos a caminho de entregar 131 este ano. Em 2018, entregamos 91 caças; e em 2017, 66 aviões. O pico de entregas está previsto para 2024”, disse Ulmer. “Até 2030, esperamos que haja 500 jatos F-35 na Europa. Uma vez que as empresas polonesas sejam aprovadas como nossos parceiros fornecedores, elas poderão fabricar peças não apenas para as aeronaves polonesas, mas também para as fornecidas a outros países, como os EUA ou o Japão.”
Em maio, o ministro da Defesa polonês Mariusz Blaszczak disse que seu ministério enviou uma carta de solicitação aos EUA sobre o plano da Polônia de adquirir o F-35. Varsóvia pretende substituir os desatualizados jatos Sukhoi Su-22 e Mikoyan MiG-29 da Força Aérea por caças de quinta geração.
FONTE: Defense News