Su-57

Sukhoi Su-57

Sergey Bogdan (Сергей Богдан), piloto de teste da Companhia Sukhoi e Herói da Federação Russa, realiza uma demonstração de voo impressionante com o famoso caça russo de quinta geração, o Sukhoi Su-57, durante o show aéreo MAKS 2019 em 31 de agosto no aeroporto de Ramenskoe em Zhukovskiy.

Bogdan realiza manobras sobrenaturais, desafiadoras da gravidade e pós-estol, bastante agressivas, voadas com habilidade de mestre, aproveitando os muitos recursos deste magnífico design de aeronave.

Ao contrário das edições anteriores do MAKS, agora finalmente vemos o Su-57 sendo empurrado para mais perto dos limites do que a estrutura é capaz, encantando os espectadores com puro espanto.

Além disso, em 27 de agosto, o Presidente Putin e o Presidente Erdogan se reuniram no show aéreo para discutir um possível acordo, incluindo versões de exportação do Su-35 e Su-57. Se a Turquia acabar assinando um contrato para adquirir qualquer um desses caças russos, será um grande negócio para a indústria aeroespacial russa. As negociações ainda estão em andamento.

O Sukhoi Su-57, anteriormente designado T-50 (Сухой Су-57/T-50), é um avião de caça furtivo monoposto, bimotor, com capacidade de múltiplas funções, mas projetado para superioridade aérea e operações de ataque. Este avião a jato é o produto do PAK-FA (ПАК-ФА, Перспективный авиационный комплекс фронтовой авиации, literalmente “Complexo de Aviação da Frontline Aviation”), um programa de caça de quinta geração da Força Aérea da Rússia. O primeiro protótipo realizou o voo inaugural em 29 de janeiro de 2010. As entregas de aeronaves de produção para a Força Aérea Russa devem começar em 2018.

O caça pretende suceder o MiG-29 e o Su-27 na Força Aérea Russa e servir de base para as aeronaves de caça de quinta geração (FGFA), complementando as frotas recém-construídas do SU-35S e SU-30SM. O lote de produção inicial deve ser entregue com uma variante altamente atualizada do motor AL-31F, amplamente utilizada pela família Su-27, enquanto um motor a jato turbofan totalmente novo está sendo projetado do zero. De fato, o primeiro protótipo deste motor já foi instalado em uma estrutura SU-57 e já começou os testes.

O Su-57 possui uma fuselagem com asa integrada e incorpora estabilizadores horizontais e verticais móveis. A aeronave incorpora bocais de vetor de empuxo e possui “leading edge vortex controllers” ​​(LEVCONs) que melhoram o comportamento do ângulo de ataque. O avançado sistema de controle de voo e os bocais de empuxo vetoriais tornam a aeronave altamente manobrável tanto em inclinação quanto em guinada, permitindo realizar manobras pós-estol como a manobra Cobra e Sino de Pugachev, além de fazer rotações planas com pouca perda de altitude. A alta velocidade de cruzeiro e a altitude operacional normal da aeronave também devem proporcionar uma vantagem cinemática significativa sobre as gerações mais antigas de aviões de caça.

wpDiscuz