Novo caça da FAB voou mais rápido que os outros Gripen
O primeiro caça Saab JAS 39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) fez seu primeiro voo em Linköping em 26 de agosto de 2019. A máquina 39-6001 agora em voo é a primeira aeronave de produção a ser entregue à FAB para um programa de voo de testes. Este é o quarto caça Gripen E a voar.
O Gripen E, 39-6001, decolou para seu primeiro voo na segunda-feira, 26 de agosto às 14h41 sob a comando do piloto de testes da Saab Richard Ljungberg. O voo de teste foi realizado no aeroporto de Saab, em Linköping.
“Essa conquista é uma prova da eficácia da cooperação sueco-brasileira. Cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen brasileiro já completou seu primeiro voo”, afirmou o CEO da Saab, Håkan Buskhe.
O voo durou 65 minutos e incluiu testes para garantir as características básicas de manuseio e voo da aeronave em várias altitudes e velocidades. O principal objetivo do voo era garantir que as características de voo da aeronave fossem as esperadas.
A primeira aeronave a ser entregue à Força Aérea Brasileira, fazendo seu primeiro voo de Linköping, é a primeira aeronave de produção. O 39-6001 continuará voos de teste na Suécia e não voará para o Brasil até mais tarde.
A maior diferença em relação ao avião de teste anterior é o novo layout do cockpit do 39-6001, que inclui um grande Wide Area Display (WAD), duas telas auxiliares menores (sHDD, Head down display) e um novo HUD (Head up display).
Outras diferenças notáveis incluem um sistema de controle de voo atualizado com leis de controle atualizadas. Além disso, outras pequenas atualizações de hardware e software foram feitas na máquina.
“O voo decorreu sem problemas e a aeronave se comportou exatamente como em plataformas de teste e simuladores. Também foi a primeira vez que um Wide Area Display em um cockpit foi testado em voo. Posso dizer que confirmou minhas próprias expectativas”, disse Richard Ljungberg, piloto de testes da Saab.
A entrada do 39-6001 no programa de voo de teste o expandirá ainda mais em termos de características de voo, sistemas táticos e sensores.
Um representante da Saab confirmou ao Lentoposti.fi que o novo caça havia voado a uma velocidade maior do que qualquer outro Gripen já havia voado. O caça também estava programado para realizar medições transversais precisas de radar e outros testes durante o final do verão. Durante esse teste, a máquina será elevada em uma posição alta.
O 39-6001 recebe o número de código F-39 4100 na Força Aérea Brasileira.
O programa piloto de caça Gripen E foi feito em três aviões. As aeronaves de teste são 39-8, 39-9 e 39-10. Além disso, o programa de voo de teste também inclui o 39-7, um caça Gripen D modificado de dois lugares (Gripen NG Demo).
Segundo a Saab, até o final de 2019, oito ou nove aeronaves Gripen E estarão no ar.
Os primeiros caças multifuncionais Gripen E serão entregues à Força Aérea Brasileira e Sueca em 2019. No entanto, o avião de caça será transportado para o Brasil apenas em uma data posterior.
O Gripen E é um dos candidatos ao projeto HX para substituir os Hornets da Força Aérea Finlandesa.
FONTE: lentoposti.fi