Jato indiano Tejas ganha versão chamada SPORT para treinamento avançado
Novo treinador geração 4++ poderá operar como avião de combate se necessário
A companhia estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) está desenvolvendo uma aeronave de treinamento avançado da geração 4++ que poderá ser usada para treinar pilotos da Força Aérea Indiana (IAF) antes que eles assumam o controle de caças de alto desempenho como o Rafale.
Denominado Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT), o jato é baseado na versão biposto do Light Combat Aircraft (LCA) Tejas.
A nova aeronave poderá também ser usada não apenas como treinador durante o tempo de paz, mas também como aeronave de combate durante a guerra.
No módulo de treinamento da IAF, os pilotos de caça passam por treinamento básico, treinamento intermediário e, posteriormente, treinamento avançado em jatos.
Após o treinamento avançado em jatos, eles partem para uma aeronave de alto desempenho, como Rafale ou Mirage 2000 ou MiG-29.
Durante o período de treinamento avançado no Advanced Jet Trainer, como a aeronave Hawk, os pilotos não têm acesso a dispositivos de alto desempenho, como Helmet Mounted Display (HMD), Laser Designation Pod (LDP) ou bombas guiadas a laser ou míssil de cruzeiro.
No jato SPORT, os alunos poderão treinar com o HMDS, LDP, mísseis de cruzeiro, bombas guiadas a laser, mísseis antinavio, armas inteligentes e drones. A HAL concluiu o projeto preliminar e está fazendo o desenvolvimento da aeronave.
Durante o Aero India no início de 2019, um simulador do SPORT foi apresentado e os pilotos que o experimentaram deram um sinal de positivo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SPORT
O Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT) da HAL baseado no LCA biposto e possibilitará o treinamento nas seguintes áreas:
1. Treinamento de combate dedicado a grupos de engajamento de grandes forças
2. Conceitos e treinamento em nível tático e operacional Net Centric Warfare (NCW)
3. Conceitos de radar de controle de tiro (FCR) e treinamento de operações
4. Conceitos de busca e rastreamento por infra-vermelho (IRST) e treinamento de operações
5. Conceitos e treinamento de operações do sistema de exibição montado em capacete (HMDS)
6. Treinamento de combate BVR dedicado
7. Conceitos e treinamento dedicados de EW (Guerra Eletrônica)
8. Conceitos de ambiente a laser e treinamento sobre o uso de Pod Designador a Laser (LDP)
9. Exposição ao lançamento de mísseis ar-ar (BVR e CCM)
10. Exposição ao lançamento de ALCM, ASM
11. Prática de lançamento de PGM (com e sem designação de alvo pela aeronave mãe)
O Jaguar MAX e o SPORT utilizarão subsistemas comuns, como aviônicos, LRUs, etc. desenvolvidos para especificamente eles.
COLABOROU: Nostra