WRIGHT-PATTERSON AFB, Ohio – O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (ARFL) e a DZYNE Technologies Incorporated completaram com sucesso um voo inicial de duas horas de um revolucionário Programa chamado ROBOpilot (Robotic Pilot Unmanned Conversion Program) em 9 de agosto no Dugway Proving Ground em Utah.

“Este teste de voo é um testemunho da capacidade do AFRL de inovar rapidamente tecnologia do conceito para aplicação em uma abordagem de construção segura, mantendo o baixo custo e prazos curtos”, disse o major-general William Cooley, Comandante da AFRL.

“Imagine ser capaz de converter rápida e economicamente uma aeronave da aviação geral, como um Cessna ou Piper, em um veículo aéreo não tripulado, fazendo com que ele voe de forma autônoma e devolvendo-o depois à sua configuração original tripulada”, disse o Dr. Alok Das, cientista sênior do Centro de Inovação Rápida (CRI) do AFRL. “Tudo isso é conseguido sem modificações permanentes na aeronave.”

Como a visão do projeto de pesquisa inovadora CRI Small Business do AFRL com a DZYNE Technologies de Irvine, Califórnia, o ROBOpilot interage com uma aeronave da mesma maneira que um piloto humano faria.

Por exemplo, o sistema “agarra” o manche, empurra os lemes e freios, controla a manete, gira os interruptores apropriados e lê os medidores do painel da mesma maneira que um piloto faz. Ao mesmo tempo, o sistema usa sensores, como GPS e uma unidade de medição inercial, para conscientização situacional e coleta de informações. Um computador analisa esses detalhes para tomar decisões sobre a melhor forma de controlar o voo.

O ROBOpilot também possui um processo de instalação simples. Os usuários removem o assento do piloto e instalam uma estrutura em seu lugar, que contém todo o equipamento necessário para controlar a aeronave, incluindo atuadores, eletrônicos, câmeras, sistemas de energia e um braço robótico.

Das explica que essa abordagem não invasiva de aeronaves pilotadas por robô aproveita a tecnologia e componentes comerciais existentes. O ROBOpilot incorpora muitos subsistemas e lições aprendidas com os programas anteriores de conversão de aeronaves do AFRL e da DZYNE Technology.

“O ROBOpilot oferece os benefícios das operações não tripuladas sem a complexidade e o custo inicial associados ao desenvolvimento de novos veículos não tripulados”, disse Das.

O AFRL desenvolveu o sistema usando um contrato SBIR Direto para a Fase II. Durante o ano passado, AFRL e DZYNE projetaram, construíram e testaram o ROBOpilot. Os engenheiros demonstraram o conceito inicial em um simulador RedBird FMX, um dispositivo de treinamento em aviação avançado, repleto de recursos e com movimento completo. O ROBOpilot concluiu com sucesso simulações de decolagens autônomas, missões de navegação e aterrissagens em condições nominais e fora do nominal neste instrutor certificado pela Federal Aviation Administration.

Como adotante inicial da criação de inovações disruptivas por meio de mudanças de paradigma, o AFRL estabeleceu o Centro de Inovação Rápida em 2006 para otimizar a aplicação de tecnologias novas e existentes da AFRL para lidar com mudanças dinâmicas nos espaços aéreos, espaciais, terrestres e cibernéticos e resolver problemas operacionais urgentes e dessafios evolutivos. A execução deste processo exclusivo usa diversos conhecimentos de assunto e uma capacidade técnica e de gerenciamento colaborativa do governo do setor para desenvolver, testar e implantar rapidamente soluções inovadoras de protótipos para ambientes operacionais dinâmicos.

O CRI utiliza rotineiramente o programa SBIR para identificar tanto a tecnologia disruptiva quanto o talento inovador em engenharia para seus projetos. Trabalhando com equipes de pequenas empresas inovadoras, o CRI demonstrou numerosos sucessos operacionais, como plataformas de ataque de precisão e back-packable para alvos fugazes de alto valor; dispositivo contra IED; capacidade anti-drone; e comunicações seguras em movimento. Vários esforços foram transferidos para os Programas de Registro da Força Aérea.

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) é o principal centro de pesquisa científica e desenvolvimento da Força Aérea dos EUA. O AFRL desempenha um papel fundamental na liderança da descoberta, desenvolvimento e integração de tecnologias de guerra acessíveis para a USAF, espacial e ciberespaço. Com uma força de trabalho de mais de 11.000 em nove áreas de tecnologia e 40 outras operações em todo o mundo, o AFRL oferece um portfólio diversificado de ciência e tecnologia que vai desde a pesquisa fundamental e avançada até o desenvolvimento de tecnologia.

FONTE: Air Force Materiel Command

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