Índia pode cancelar remotorização dos Jaguar
Os motores do Jaguar tiveram uma redução de 15 a 30% no empuxo e o custo da atualização é muito alto. Um Sukhoi pode desempenhar o mesmo papel de dois Jaguares
Nova Délhi: A Força Aérea da Índia (IAF) está preparada para adiar o plano de uma atualização do motor da aeronave de penetração profunda Jaguar, devido ao alto custo envolvido. Em vez disso, poderá comprar mais Sukhoi Su-30MKI para substituir a aeronave que será aterrada, segundo o ThePrint.
As principais fontes do setor de defesa afirmaram que os motores Rolls-Royce Adour 811 da antiga aeronave bimotor dos anos 80 registraram uma redução de 15 a 30% no empuxo. Isso significa que o Jaguar não pode carregar sua carga total de armas.
A IAF planejou uma atualização do motor e selecionou os motores F-125IN da empresa norte-americana Honeywell. Mas as fontes classificaram o programa de atualização do Jaguar como sendo desajeitado.
“O preço cotado pela Honeywell e o HAL para ‘reengenharia’ é muito alto. Pelo preço de dois desses upgrades, podemos obter um Rafale básico”, disse uma fonte.
Atualmente, a IAF opera um total de seis esquadrões do Jaguar. No entanto, na força real, existem apenas cinco esquadrões, já que o sexto não é um esquadrão completo.
A atualização da aviônica não ajudará
O Jaguar já está passando por uma atualização aviônica – do Darin I ao Darin III –, mas este programa está sete anos atrasado.
“A atualização Darin III é toda sobre aviônicos e um melhor sistema de cockpit. No entanto, o problema está nos motores. Como o problema está na propulsão, a aeronave já está voando com menor carga durante as operações de tempo de paz como medida de precaução”, disse uma fonte.
Fontes acrescentaram que chegará o momento em que as aeronaves serão aterradas quando o empuxo do motor chegar abaixo de um ponto específico, já que colocaria em risco a vida dos pilotos.
Os pilotos da IAF têm uma piada mórbida entre si de que os motores atuais da Jaguar são tão pouco potentes que, no caso de uma falha do motor, o segundo leva a aeronave até o local do acidente, não de volta à segurança.
Mais Sukhois
Uma fonte disse que o plano para adquirir mais Sukhois estava sendo considerado porque poderia cumprir um papel similar.
“Um plano é pedir mais Su-30MKIs para substituir os caças que seriam aterrados. No que diz respeito à função, um Sukhoi pode desempenhar o mesmo papel que dois Jaguares”, disse a fonte.
“Não podemos arcar com os custos da frota inteira se os motores se tornarem um problema. Se fizermos isso, nossa força de esquadrão de combate será reduzida à do Paquistão. Não se esqueça de que, desses 25 esquadrões, ainda temos alguns dos MiGs antigos”.
FONTE: ThePrint