Turquia considera o Sukhoi Su-35
Em 10 de agosto de 2019, o jornal pró-governo turco Yeni Şafak informou que a Subsecretaria Turca para Indústrias de Defesa (SSM – Savunma Sanayii Mustesarligi) solicitou ao Millî Savunma Bakanlığı (MSB – Ministério de Defesa da Turquia) a analisar formalmente a possível compra de caças tussos Sukhoi Su-35 Flanker. Ele iniciará negociações oficiais com a agência estatal russa Rosoboronexport se os militares aprovarem a proposta.
Este pedido obviamente segue a remoção da Turquia do programa F-35 no mês passado, quando a Turquia recebeu as primeiras entregas dos sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 de Moscou.
No mês passado, o vice-premiê russo Yuri Borisov anunciou que a Rússia estava pronta para vender aviões de combate a Ancara, enquanto Sergey Chemezov, chefe do conglomerado estatal russo Rostec, disse que o país está pronto para abastecer a Turquia e sua Türk Hava Kuvvetleri (THK, Força Aérea Turca) com Su-35s.
Segundo Yeni Şafak, se o MSB aprovar, a Turquia iniciará negociações oficiais com a Rússia para passar do F-35 para o Su-35. Se a abordagem russa não produzir os resultados apropriados, caças produzidos pela China e/ou pelo Paquistão também serão levados em consideração.
FONTE: Scramble