F-15E e F-35A

Por Mark J. Arriola

Como um jovem piloto de 26 anos de idade, tive a gloriosa honra de pilotar o F-15C durante a Operação Desert Shield/Desert Storm. Enquanto estava estacionado com o 58º Tactical Fighter Squadron (TFS), fui enviado para a Tabuk, na Arábia Saudita. Durante esse conflito, testemunhei em primeira mão o poderoso multiplicador de forças que o F-15 Eagle proporcionou ao plano de batalha.

Voamos em missões High-Value Airborne Asset (HVAA), Sweep Pre-strike, Detached Escort e Combat Air Patrol (CAP). Nós fomos direcionados enquanto estávamos no ar para fornecer cobertura para missões de Busca e Resgate de Combate (CSAR). A versatilidade e as capacidades do F-15 para fornecer um domínio claro em todas essas missões não mudaram.

Políticos em Washington, D.C. estão tendo um debate colocando o F-15 versus o F-35. Da minha perspectiva como uma pessoa que voou o F-15C em missões, não há necessidade de se afastar desse jato de combate incrível e versátil. Os políticos estão tomando decisões que podem ajudar as pessoas que fabricam o F-35, mas as pessoas que mais importam, os pilotos de caça da Força Aérea dos EUA, devem ter todas as ferramentas de que precisam para lutar na guerra moderna.

Minhas experiências mostram exemplos de como o F-15 é um jato de combate comprovado com anos e anos de realização. Minha primeira missão de combate envolveu 8 caças F-15C do Programa de Aperfeiçoamento em Múltiplos Estágios (MSIP) em um papel pré-ataque. Nos dividimos em duas formações de quatro aviões, já que havia duas aeronaves MiG-29 da Força Aérea Iraquiana a 200 milhas náuticas. Nossos quatro aviões engajaram dois MiG-29 que foram posteriormente destruídos por mísseis AIM-7M. A principal razão para compartilhar essa pequena história é demonstrar a incrível confiabilidade que nossos F-15 mantiveram durante todo o conflito. O 58º TFS voou 1.182 missões de combate e 7.000 horas. Duas estatísticas que provam sem dúvida quão confiável e seguro o F-15 Eagle é como um multiplicador de força.

No entanto, minha humilde opinião é que o histórico comprovado do F-15 e o sucesso que o Eagle demonstrou em mais de 47 anos de superioridade aérea nunca serão igualados. Atualmente, as táticas e a habilidade dos pilotos de caça de empregar o F-15 em uma infinidade de missões de combate ainda são tão valiosas quanto há 28 anos quando eu estava pilotando a máquina.

Eu vejo o F-35 como uma aeronave verdadeiramente impressionante, apesar de eu favorecer as capacidades atemporais dos F-15. Minhas experiências não são para menosprezar o F-35, mas são aeronaves diferentes que fornecem capacidades diferentes. A Força Aérea, como os outros ramos das forças armadas, precisa de muitas ferramentas de combate diferentes para evitar estar mal preparada para diferentes ameaças. O impressionante F-35 e a incrível variedade de aeronaves F-15 são complementares entre si, e nenhum deve ser obtido com a exclusão do outro.

A escolha final, assim como tantas outras coisas em nosso governo, são preocupações orçamentárias. O F-35 provou, repetidas vezes, que o orçamento excedido e a falta de confiabilidade consistente prejudicam um caça impressionante. Dada a modernização do F-15C para o F-15X, parece muito lógico que o melhor para o dinheiro do contribuinte é revitalizar o F-15X. Humildemente reconheço que sou um piloto de combate “aposentado”, mas sou verdadeiramente aquele que conhece em primeira mão as incríveis capacidades do F-15 Eagle.

Dois F-35 Lightning II do 31st Test and Evaluation Squadron e dois F-15E Strike Eagles do 389th Fighter Squadron voam próximo da Mountain Home Air Force Base, Idaho, em 17 de fevereiro de 2016 (Foto: U.S. Air Force)


O Coronel Mark J. Arriola é um veterano aposentado de 28 anos da Força Aérea dos EUA. Ele voou mais de 70 missões de combate e apoio durante as operações Desert Shield/Desert Storm. Foi agraciado com as medalhas Air Medal e Aerial Achievement, juntamente com vários outras. Ele teve a distinção de ser um 2º tenente e liderar missões principais enquanto desdobrado com o 58º Esquadrão de Caça Tático. Ele foi designado duas vezes para voar o F-15C e uma vez para o voar o F-16C na Guarda Aérea Nacional do Texas.

FONTE: RealClearDefense

wpDiscuz