Korean Aerospace Industries (KAI) FA-50

No marco do 107º aniversário da criação da Força Aérea Argentina, a mais alta autoridade do Ministério da Defesa confirmou as negociações em andamento entre a pasta e a empresa sul-coreana KAI.

Durante o brinde feito no evento de hoje, o ministro da Defesa, Oscar Aguad, mencionou perante autoridades civis e militares que os esforços para adquirir o sistema FA-50 estão muito avançados, permanecendo apenas para definir questões de financiamento da operação.

Finalmente e oficialmente, Aguad concluiu que a aeronave selecionada para substituir o A-4AR e atuar como um “caça complementar” será a aeronave coreana, em detrimento do sistema concorrente M-346 Master da empresa Leonardo.

As negociações com a empresa começaram em 2016 antes da exigência formal da Força Aérea Argentina de ter um sistema moderno capaz de oficializar a substituição do antigo A-4AR e preencher a lacuna com benefícios operacionais e tecnológicos superiores para a geração de doutrina. Embora durante os anos seguintes a questão orçamentária na Defesa tenha degradado a possibilidade de incorporação, as negociações entre os Estados nos últimos tempos acabaram destravando as negociações.

Embora sem determinar um valor exato abertamente, a partir da Defesa, uma linha de financiamento flexível foi gerenciada com o Banco de Exportação e Importação da Coreia que permite que a Argentina incorpore um primeiro lote de aeronaves a curto prazo. Estima-se que a operação consista não apenas no pagamento em moedas, mas uma possível transferência de commodities para o país asiático que permita uma operação com maiores benefícios para o país.

O trabalho está sendo realizado em uma carta de entendimento técnico para concluir a operação de compra, que se concluída implicará um sinal verde para a incorporação de sistemas no curto prazo. A Argentina poderia estar recebendo os primeiros sistemas até o final do ano, essas duas unidades atualmente operando dentro da Força Aérea Coreana (ROKAF).



FONTE: Zona Militar

wpDiscuz