AC-130U Spooky

HURLBURT FIELD, Florida. — O último AC-130U Spooky retornou da última operação planejada de combate da aeronave em 8 de julho de 2019.

Enquanto ainda está em alerta para responder às contingências necessárias para os próximos meses, o Spooky está sendo substituído pelo AC-130J Ghostrider, o gunship mais letal e inovador do mundo.

“Isso inicia o fim de uma era para uma das aeronaves mais conhecidas no mundo das operações especiais, mas isso não significa que nossos Comandos Aéreos terão menos impacto no campo de batalha”, disse o Coronel da Força Aérea dos EUA. Michael Conley, comandante da 1ª Ala de Operações Especiais. “O Ghostrider continuará fazendo o trabalho do Spooky. Não há descanso para nossos inimigos, e nossas aeronaves serão donas da noite por muitos anos.

O AC-130J é o mais recente em uma longa linha de gunships, oferecendo a mais avançada tecnologia e armas disponíveis para apoiar forças de operações especiais no solo. O 73º Esquadrão de Operações Especiais é atualmente o único esquadrão operacional de AC-130J.

O Ghostrider também é equipado com um Precision Strike Package, com recursos de lançamento de munição guiada de precisão e canhões de 30mm e 105mm conteiráveis, um console de gerenciamento de missão, um conjunto de comunicações robusto, dois sensores eletroópticos/infravermelhos e equipamentos avançados de direção de tiro.

Além de uma reconstituição anterior, de aproximadamente seis meses, em 2013, os AC-130U atribuídos ao 4º Esquadrão de Operações Especiais foram constantemente mobilizados para apoiar contingências no exterior desde 2001, dando à unidade a designação de “esquadrão mais utilizado na Força Aérea” várias vezes. O Spooky passou quase um quarto de século no campo operacional, vendo o combate pela primeira vez em 1995.

AC-130J Ghostrider

FONTE: USAF

wpDiscuz