Caças para a Argentina: Leonardo segue confiante
A empresa italiana Leonardo (antiga Alenia Aermacchi) segue confiante com a sua proposta de vender jatos de treinamento e ataque leve M-346FA para a Argentina, apesar da notícia de que a Força Aérea Argentina (FAA) já escolheu a FA-50 Fighting Eagle, da coreana KAI.
Segundo informações divulgadas pelo Jane’s, executivos da Leonardo disseram que a empresa ainda segue negociando o M-346 Master para a FAA como parte de uma proposta mais ampla que inclui transferência de tecnologia e participação industrial local.
A Leonardo vê o M-346FA servindo como uma potencial trampolim para o Eurofighter Typhoon, mas esta opção deve ser descartada uma vez que o caça europeu possui forte participação da indústria aeroespacial britânica. A empresa também está oferecendo o M-346FA juntamente com outras plataformas de seu portfólio, incluindo a aeronave de transporte tático C-27J Spartan e vários helicópteros.
Os comentários da Leonardo vieram um dia após rumores na imprensa internacional de que o FA-50 era a opção preferida da FAA, e que o governo daquele pais deve aprovar a aquisição. Os detalhes da oferta da KAI não foram divulgados, mas o chefe da FAA, brigadeiro Amrein, havia dito que está procurando uma aeronave relativamente barata para adquirir e operar, capaz de atender às suas exigências.
(com informações do Jane’s)