Turquia recebe sistema russo de defesa aérea e antimíssil S-400
12 de julho – A Turquia recebeu na sexta-feira seu primeiro carregamento de material do sistema de defesa antimísseis S-400 da Rússia, informou o Ministério da Defesa do país.
“O primeiro lote de equipamentos do sistema de defesa antimísseis S-400, que é fornecido para atender às necessidades de defesa aérea e antimísseis da Turquia, começou a chegar à Base Aérea Murted em Ancara”, disse o ministério em um comunicado.
Outro avião deve voar para Ancara com equipamentos em breve, disse uma fonte diplomática à agência estatal russa de notícias TASS.
E uma terceira entrega, que incluirá “120 mísseis antiaéreos de vários tipos” será feita “provisoriamente no final do verão, por via marítima”.
O S-400 Triumph, que entrou em operação em 2007, foi projetado para destruir aeronaves, mísseis de cruzeiro e balísticos, incluindo mísseis de médio alcance. O sistema S-400 pode atingir alvos a uma distância de 400 km e a uma altitude de até 22 milhas.
Ancara assinou um acordo de US$ 2,5 bilhões com o governo russo em abril de 2017 provocando a insatisfação dos Estados Unidos, que havia alertado para as repercussões caso o acordo fosse aprovado.
Desde então, os Estados Unidos ameaçaram impor sanções contra a Turquia e cancelar as vendas de jatos F-35 fabricados nos EUA, já que autoridades federais manifestaram preocupação com o acesso da Rússia à tecnologia de seus aviões de combate.
O vice-primeiro-ministro turco, Fikri Isik, defendeu a compra, dizendo em 2017 como ministro da Defesa que a Turquia precisava de um sistema de defesa antimíssil e havia negociado com diferentes nações. A Rússia parecia “o candidato mais adequado para atender às necessidades do país no momento”, disse ele na época.
“Uma vez que o sistema esteja completamente pronto, ele começará a ser usado de uma forma determinada pelas autoridades competentes”, informou a Al Arabiya.
Os operadores turcos do S-400 planejam treinar membros do serviço militar turco neste mês e em agosto, de acordo com a TASS. Em maio, cerca de 20 membros do serviço turco passaram por treinamento em um centro de treinamento russo.
FONTE: UPI / COLABOROU: Rustam Bogaudinov