Saab oferece Gripens à Colômbia para substituir os Kfirs
A Saab AB está oferecendo seus caças Gripen monoposto e biposto à Força Aérea Colombiana (FAC) para substituir sua frota de aeronaves de combate Kfir da Israeli Aerospace Industries (IAI).
Jonas Hjelm, diretor de aeronáutica da área de negócios da Saab, disse ao Jane’s no dia 10 de julho do show da Feria Aeronáutica Internacional (F-AIR) na Colômbia que a companhia ofereceu 12 Gripen E monoposto e 3 Gripen Fs biposto. Ele disse que a Colômbia está procurando por caças multirole de superioridade aérea e que a Saab acredita que os Gripen se encaixam perfeitamente nesses requisitos.
Hjelm disse que ainda era cedo para dizer onde a Saab construiria seus Gripens colombianos se a empresa fosse escolhida para fornecer a aeronave, mas acrescentou que a Saab usaria as instalações existentes no Brasil e na Suécia se fosse escolhida para fornecer Gripens para a Colômbia. A empresa, disse ele, está oferecendo um pacote de transferência de tecnologia muito abrangente, já que a Saab sabe que a Colômbia quer que sua indústria aeronáutica dê um passo adiante na maturidade.
A Saab espera a concorrência da Lockheed Martin e seu F-16 Block 70 Fighting Falcon e Eurofighter Typhoon, enquanto a IAI está oferecendo a Kfir Next-Generation (NG) atualizado. Atualmente, a Colômbia opera o Kfir Block 60.
FONTE: Jane’s