Mockup do F-35 em Singapura

Mockup do F-35 em Singapura

SINGAPURA – Há “um longo caminho” para que falhas técnicas nos jatos F-35 Joint Strike Fighter sejam resolvidas antes de serem entregues a Singapura por volta de 2030 – supondo que a venda seja aprovada, disse o ministro da Defesa Ng Eng Hen.

“Apenas pelo grande número de pedidos que já foram feitos e … terão que ser entregues, as falhas terão que ser resolvidas e serão resolvidas”, disse Ng a repórteres na última sexta-feira (28) em uma entrevista em Murai Camp para marcas o Dia das Forças Armadas de Singapura, que acontece nessa segunda-feira.

A segurança do jato tem sido o centro das atenções depois de um acidente no início deste ano, e relatos de falhas que poderiam arriscar a segurança do piloto e dificultar o sucesso da missão.

Em abril, uma aeronave japonesa F-35A – uma das três variantes do F-35 – caiu no Oceano Pacífico durante uma missão de treinamento, levando o Japão a estacionar sua frota temporariamente.

Separadamente, falhas no jato supostamente incluem aumentos de pressão no cockpit – o compartimento onde fica o piloto – causando dor no ouvido e na face.

O Ministério da Defesa de Singapura (Mindef) – que planeja comprar quatro aviões F-35, com a opção de outros oito – disse na esteira do acidente do avião que garantiria que o F-35 fosse “seguro para operar” antes de adquiri-lo .

Questionado sobre como a Mindef iria acalmar ainda mais as preocupações do público com a segurança do jato, o Dr. Ng disse na sexta-feira: “Estamos em contato com as agências e autoridades para ter uma boa análise.

“Mas, supondo que tenhamos aprovação para os F-35s, você está falando de uma entrega no período de 2030. Então, isso é tempo suficiente para que falhas técnicas sejam resolvidas”.

FONTE: Today Online

wpDiscuz