Caças F-35 dos EUA, Reino Unido e Israel operam juntos
LESTE DO MAR MEDITERRÂNEO — Caças F-35 Lightning II dos EUA, Reino Unido e Israel participaram do Exercício Tri-Lightning sobre o Mar Mediterrâneo Oriental, em 25 de junho.
O exercício Tri-Lightning foi um exercício contra-aéreo defensivo de um dia envolvendo aeronaves amigas e adversárias dos três países participantes e consistiu em operações de defesa aérea ativa e passiva.
Este exercício é uma demonstração da interoperabilidade entre os EUA, o Reino Unido e Israel usando o F-35A, F-35B e F-35I, respectivamente.
“Construímos capacidade com nossos parceiros estratégicos para aproveitar as capacidades e habilidades de nossos componentes aéreos”, disse o tenente-general Joseph Guastella, comandante do Comando Central das Forças Aéreas dos EUA. “O relacionamento estratégico transatlântico entre os EUA e nossos aliados e parceiros foi forjado nas últimas sete décadas e é construído sobre uma base de valores compartilhados, experiência e visão.”
Os F-35A da Força Aérea dos EUA voaram da Base Aérea de Al Dhafra, Emirados Árabes Unidos, os F-35B da Força Aérea Real partiram da base RAF Akrotiri, Chipre, e os F-35Is da Força Aérea Israelense voaram da Base Aérea de Nevatim, Israel.
“Tri-Lightning era um exercício planejado há meses e proporciona uma excelente oportunidade para o esquadrão operar e aprender com a comunidade F-35”, disse John Butcher, Comandante da Ala do Reino Unido, comandante do Esquadrão 617. “Além disso, nos permitiu compartilhar e ganhar uma valiosa experiência que poderemos explorar durante o treinamento futuro e implementações potencialmente operacionais, sejam incorporadas no porta-aviões HMS Queen Elizabeth ou em bases aéreas no exterior.”
Os F-35s das três nações treinaram como players primários amigos, ou azuis, neste exercício, enquanto uma variedade de outras aeronaves desempenhavam os papéis de agressores, simulando situações realistas de combate entre os avançados F-35 e os caças da geração anterior.
“O exercício hoje reflete a estreita cooperação entre as nações participantes”, disse o brigadeiro-general Amnon Ein-Dar, Chefe do Estado-Maior de Israel. “Esta oportunidade de treinamento entre Israel, os EUA e a Grã-Bretanha fortalece as capacidades compartilhadas e a cooperação geral entre os aliados”.
FONTE: US Air Forces Central Command