Dois Eurofighter Typhoon alemães caem após colisão em voo
A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) confirmou que dois Typhoons caíram depois de colidirem no nordeste da Alemanha pouco antes das 14h (horário local) de 24 de junho de 2019. Ambos os pilotos conseguiram ejetar da aeronave apesar de seu estado de saúde não estar esclarecido até o momento desta publicação.
Os dois Eurofighters eram do esquadrão TLG73 “Steinhoff” baseado em Laage e estavam voando em uma Missão de Combate Aéreo junto com um terceiro Typhoon. O piloto do terceiro Eurofighter observou a colisão e relatou dois paraquedas descendo até o chão.
As aeronaves caíram perto do lago Mueritz, cerca de 100 quilômetros ao norte de Berlim, de acordo com a EHA News, que também postou um vídeo feito logo após o acidente mostrando duas nuvens de fumaça saindo do chão.
Em 2014, um Lear Jet com duas pessoas a bordo caiu depois de colidir no ar com um Eurofighter Typhoon da Força Aérea Alemã sobre Olsberg, na Alemanha.
O “Lear” era um avião alvo operado pela “Gesellschaft für Flugzieldarstellung” (GFD), uma empresa civil que cooperava com a Força Aérea Alemã para exercícios de tiro aéreo, enquanto o Eurofighter fazia parte do voo de dois Typhoons envolvidos em um Alerta de Reação Rápida (QRA), em que os Eurofighters interceptaram o Learjet.
O jato militar pousou com segurança na base aérea de Nörvenich, enquanto o avião privado caiu em uma área despovoada, matando os dois pilotos a bordo.
FONTE: The Aviationist