Mockup do FCAS

PARIS – O presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, presidiu a cerimônia de assinatura do acordo-quadro sobre o SCAF (Système de Combat Aérien du Futur) ou FCAS (Future Combat Air System) – sistema de combate aéreo do futuro.

Os ministros da Defesa Florence Parly (França), Ursula von der Leyen (Alemanha) e Margarita Robles (Espanha) assinaram hoje este acordo-quadro em Le Bourget, fazendo um verdadeiro compromisso legal para a produção de um sistema completo de aviões de combate e drones para entrar em serviço com as forças armadas em 2040.

Esta assinatura concretiza um passo fundamental na construção da defesa da Europa, combinando excelência tecnológica, vontade política e cooperação industrial.

Um modelo em grande escala foi revelado nesta ocasião, apresentando o culminar do conceito e trabalho de arquitetura dos industriais Dassault e Airbus. Traduzindo as primeiras escolhas importantes relativas ao jato de combate do futuro, esse modelo não é uma mera visão do artista, mas o resultado das primeiras decisões tecnológicas tomadas entre os países envolvidos.

Florence Parly, Ministra das Forças Armadas, congratulou-se com esta assinatura. “Prova concreta de que a Europa é capaz de antecipar os grandes desafios estratégicos de amanhã, o SCAF é uma peça importante na forma como poderemos enfrentar as lutas pelo poder na segunda metade do século XXI. O que está acontecendo hoje é histórico.”

wpDiscuz