Terceiro Gripen E, 39-10

Terceiro Gripen E, 39-10

O Programa do caça Gripen NG (Gripen E/F) alcançou mais marco hoje, com o primeiro voo do terceiro Gripen E (39-10), realizado na fábrica da Saab em Linköping, na Suécia. O avião fez um voo de 57 minutos pilotado por Jakob Hogberg.

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.

O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, e também testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8. A 39-7 era o demonstrador do Gripen NG, um Gripen D modificado.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.

Programa de Testes do Gripen E

Falando no mês passado, Eddy de la Motte, chefe de unidade de negócios da Saab do Gripen E/F, disse que a empresa pretende ter oito aeronaves da nova geração voando antes do final deste ano, incluindo quatro exemplares de produção que estão em fase final de montagem em Linköping.

A Força Aérea Sueca receberá 60 caças Gripen E, e o Brasil – primeiro cliente de exportação –, terá uma frota de 36 unidades, com 28 monopostos e oito Gripen F bipostos.

Assista abaixo ao vídeo da decolagem do Gripen E 39-10.

Piloto Jakob Högberg após o primeiro voo com o Saab Gripen E 39-10
wpDiscuz