J-11 e J-10

Caças J-11 e J-10

A ilha de Taiwan está gastando bilhões de dólares para atualizar aviões de combate comprados dos EUA, mas ainda não é páreo para os J-11 da China continental, disseram especialistas chineses, enquanto a ilha realiza seu primeiro exercício de decolagem e pouso em rodovia com o F -16V nos exercícios militares anuais de Han Kuang.

E o J-11 nem é o melhor jato de combate do continente, observaram os analistas.

Um F-16V dos Estados Unidos acompanhou outros jatos na decolagem e aterrissagem em uma estrada no condado de Changhua, no oeste de Taiwan, como um dos destaques dos exercícios de cinco dias de Han Kuang que começaram na segunda-feira, com sede em Taipei..

O líder regional de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que o treinamento foi desafiador e “demonstrou a capacidade de defesa e a confiabilidade dos militares de Taiwan”, disse a reportagem.

No entanto, Fu Qianshao, um especialista em defesa aérea do continente, disse ao Global Times que, embora as decolagens e aterrissagens de emergência em rodovias possam ser úteis em combate, o treinamento é mais temporário do que uma operação regular.

“Seria um exagero considerar tal treinamento contingencial como um reforço de capacidade de combate”, disse Fu.

F-16V de Taiwan

O treinamento também marcou o início do exercício do primeiro F-16 atualizado para a configuração “V”, com radar avançado e outras capacidades de combate, informou a Associated Press (AP).

A Força Aérea de Taiwan está gastando cerca de US$ 4,21 bilhões para atualizar 144 caças F-16A/B para o F-16V, e está tentando comprar novos dos EUA, disse a reportagem da AP.

O F-16V é um jato de geração 3.5 geração (ou 4.5, de acordo com a classificação Ocidental) construído pelos EUA, e enquanto seus sistemas de controle de fogo e armas são melhorados, suas contribuições para a capacidade de combate total são limitadas, disse Fu.

Comparado com os jatos leves de geração 3.5 do continente chinês, o J-10B e o J-10C, o F-16V não possui nenhuma vantagem significativa, disse Fu, notando que não é páreo para a série J-11 de caças pesados ​​do continente.

A China já comissionou seu caça stealth de quarta geração (quinta geração no Ocidente), o J-20, que é muito mais avançado do que qualquer outro de terceira geração e comparável ao jato de combate mais avançado dos EUA, o F-22, disseram os observadores militares.

Caça J-20

FONTE: Global Times

NOTA DO EDITOR: A classificação chinesa para as gerações de caças é diferente da Ocidental. A 4ª geração para a China equivale à 5ª geração do Ocidente.

wpDiscuz