Turquia pode usar bases de Incirlik e Kurecik como trunfo contra ameaças dos EUA sobre o S-400
ANCARA – O ministro turco da Defesa Nacional, Hulusi Akar, reuniu-se com os representantes da mídia turca em um iftar (a refeição noturna consumida pelos muçulmanos depois que o sol se põe durante o Ramadã) em Ancara.
Em seu encontro com os jornalistas turcos, um deles, Bülent Aydemir, do Habertürk, perguntou se a Turquia usaria a Base Aérea Incirlik e a Base de Radar Kurecik como um trunfo contra os EUA.
“Quando as coisas são ditas, a magia delas se deteriora. Isso está tudo na mesa, em nossas mentes, sem fazer muito, faremos o melhor para proteger nossos direitos legais. A negociação continua de certa forma, é claro. Nosso truque é retomar as negociações”, disse ele sobre a questão.
A resposta indica que a Turquia pode usar as bases do Incirlik e do Kurecik como trunfo contra os EUA nos próximos dias, já que os EUA aumentaram a pressão sobre a Turquia em relação à compra do sistema S-400 da Rússia.
Ambas as bases Incirlik e Kurecik na Turquia são fundamentais para a presença dos EUA na Turquia.
Na Base Aérea de Incirlik, na Turquia, a cerca de 160 quilômetros da fronteira com a Síria, os Estados Unidos armazenam cerca de 20 a 80 armas nucleares B61 para serem lançadas por aeronaves turcas ou americanas.
A Turquia acredita ter valiosas moedas de troca, incluindo um radar de alerta antecipado em Kurecik, uma parte crítica das capacidades de defesa de mísseis balísticos da OTAN, e a Base Aérea de Incirlik, perto da Síria.
A base de radares da OTAN na província oriental de Malatya e o escudo antimíssil de Kürecik funcionam desde 2011 como uma medida de proteção para a OTAN, da qual a Turquia é membro.
Incirlik, uma base aérea turca localizada a 110 quilômetros da fronteira do país com a Síria, tem sido um ativo estrategicamente importante tanto para a OTAN quanto para os militares dos EUA.
FONTE: Ehamedia