F-22 interceptam bombardeiros e caças russos na costa do Alasca
Caças F-22 dos EUA interceptaram seis aviões militares russos na costa do Alasca na segunda-feira (21/05), informou o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte.
As aeronaves russas permaneceram no espaço aéreo internacional e não houve incidentes. No primeiro momento, dois caças F-22 interceptaram dois bombardeiros Tupolev Tu-95.
Mais tarde, dois outros caças F-22 interceptaram mais dois Tu-95 e dois caças Su-35. Um avião de alerta aéreo antecipado (AEW) E-3 dos EUA também estava na área de monitoramento do espaço aéreo.
“Em nenhum momento as aeronaves entraram no espaço aéreo soberano dos Estados Unidos ou do Canadá”, informou o NORAD em um comunicado.
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o incidente em um tuíte, dizendo que os bombardeiros Tu-95 “realizaram missões agendadas sobre as águas neutras dos mares de Chukotka, Bering e Okhotsk, bem como ao longo da costa oeste do Alasca e da costa norte do Ilhas Aleutas.
Em certas etapas da rota, as aeronaves russas eram escoltadas por jatos de combate F-22 da USAF. O tempo total de voo excedeu 12 horas.”