Lockheed Martin F-35

Lockheed Martin F-35

A Lockheed Martin, que tenta dar uma vantagem ao seu F-35 contra um caça rival oferecido pela Boeing, está reduzindo drasticamente o preço do F-35 para o próximo lote de jatos que serão vendidos ao Pentágono.

A empresa aeroespacial está oferecendo o modelo básico da quinta geração do F-35 por US$ 80 milhões cada em negociações com o Pentágono, de acordo com uma reportagem do site DefenseOne. Isso é uma redução de 11% em relação ao preço de US$ 90 milhões em setembro passado, quando o último lote dos caças foi encomendado.

O F-35 foi prejudicado por longos atrasos de desenvolvimento e excesso de custos, mas o avião agora está operacional e está se tornando uma parte fundamental do arsenal dos EUA. Espera-se que o Pentágono finalize seu próximo pedido para o caça neste verão. Os analistas esperavam que cada lote fosse mais barato do que o anterior, mas o montante dessa redução mais recente provavelmente pegará alguns de surpresa.

Boeing F-15EX

A Lockheed Martin tem estado sob pressão constante para reduzir o custo do F-35, mas a urgência aumentou desde que o Pentágono inverteu o curso e decidiu comprar novos Boeing F-15 pela primeira vez em duas décadas. O F-15EX modernizado é significativamente melhorado em comparação com o avião original dos anos 70, com um sofisticado conjunto de eletrônicos, mas ainda é uma tecnologia de última geração que, até recentemente, era de pouco interesse para os oficiais de compras militares.

A decisão de comprar os F-15, de acordo com o resumo de aquisições do Pentágono, “reflete a estratégia do Departamento de obter a capacidade de lidar com diferentes situações de ameaça”. O governo está comprando os F-35 “para enfrentar aeronaves de tecnologia avançada que estão sendo implantadas pela Rússia e pela China”, diz o relatório. Mas para derrotar as plataformas de baixa tecnologia, ele quer usar projetos mais antigos “que nominalmente têm custos operacionais mais baixos quando comparados aos jatos de combate de quinta geração”, como o F-35.

Infográfico comparativo entre o F-35A e o F-15EX. Clique na imagem para ampliar

FONTE: The Motley Fool

wpDiscuz