Japão liberado para comprar 160 mísseis AIM-120C-7
A administração Trump informou ao Congresso dos EUA sobre uma possível venda militar estrangeira ao Japão de 160 mísseis ar-ar AIM-120C-7.
O pacote de venda vale até US $ 317 milhões. Abaixo, as informações disponibilizadas pela DSCA (Defense Security Cooperation Agency):
WASHINGTON, 17 de maio de 2019 – O Departamento de Estado determinou a aprovação de uma possível venda militar estrangeira para o Japão de mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120C-7 (AMRAAM) com apoio estimado em US$ 317 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre essa possível venda em 16 de maio de 2019.
O Governo do Japão solicitou a compra de cento e sessenta (160) AIM-120C-7 Mísseis Ar-Ar Avançados de Médio Alcance (AMRAAM) e uma (1) seção de orientação AIM-120C-7 AMRAAM. Também estão incluídos contêineres, suporte de armas e equipamentos de suporte, peças sobressalentes e de reparo, engenharia de governo e empreiteiro dos EUA, serviços de suporte técnico e logístico e outros elementos relacionados de apoio logístico e de programas. O custo total estimado do programa é de US$ 317 milhões.
Esta proposta de venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região da Ásia-Pacífico. É vital para os interesses nacionais dos EUA ajudar o Japão a desenvolver e manter uma capacidade forte e eficaz de autodefesa.
A venda proposta desses mísseis proporcionará ao Japão uma capacidade crítica de defesa aérea para ajudar na defesa da pátria japonesa e do pessoal dos EUA estacionados lá. O Japão não terá dificuldade em absorver esses mísseis adicionais em suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento e suporte não altera o equilíbrio militar básico na região.