Rússia planeja versão AEW&C do jato Tupolev Tu-214
As Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) estão planejando desenvolver uma nova aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) baseada no jato regional Tupolev Tu-214, informou o Izvestia em 5 de maio. As fontes do jornal no Ministério da Defesa (MoD) indicaram que o comando da VKS já aprovou o projeto.
A nova aeronave de vigilância por radar de longo alcance será supostamente menos dispendiosa, mais leve e mais barata de operar do que a A-100 atualmente em desenvolvimento. Ela empregará uma versão mais leve do radar do A-100, bem como alguns de seus sistemas e equipamentos a bordo.
O A-100 é uma versão atualizada do A-50, introduzido no início dos anos 80. O A-100 é construído sobre o Ilyushin Il-76MD-90A. Ele carrega o radar Premier, projetado pela JSC REC ‘Vega’, que pode detectar alvos aéreos a 600 km e navios a 400 km, segundo a mídia russa.
A aeronave A-100 está em testes no Centro de Testes de Voo do Estado de Chkalov, em Akhtubinsk. Moscou também está modernizando seu inventário de cerca de 20 aeronaves A-50 AEW&C. A VKS recebeu seu sexto A-50U atualizado no final de março.
FONTE: Jane’s