F-35: GAO informa novos problemas e custos continuam a crescer
Maturidade Tecnológica e Estabilidade do Design
Todas as tecnologias críticas do F-35 são maduras e os desenhos de engenharia da linha de base estão completos para todas as três variantes de aeronaves (F-35A, F-35B e F-35C). O escritório do programa concluiu os voos finais de teste de desenvolvimento para o programa de linha de base em abril de 2018, mas continua abordando mais de 900 deficiências identificadas com o desempenho da aeronave antes do final dos testes de desenvolvimento.
Por exemplo, o programa está desenvolvendo um novo visor montado no capacete, que resolverá um efeito de brilho verde existente que pode distorcer a visão de um piloto durante as aterrissagens noturnas em porta-aviões. Funcionários do programa esperam a instalação de alguns dos novos visores em 2019.
O escritório do programa também está testando e integrando atualizações de software para resolver outras deficiências, mas não resolveu mais de 800 outras deficiências antes do início dos testes operacionais. O programa obteve uma isenção do Subsecretário de Defesa para Aquisição e Sustentação para iniciar os testes operacionais antes de resolver completamente essas deficiências. Funcionários do programa afirmaram que esperam continuar a resolver essas deficiências até o início da produção de taxa máxima em outubro de 2019.
Os funcionários do programa continuam a identificar e abordar os riscos técnicos, alguns dos quais são específicos para variantes individuais do F-35.
Por exemplo, relatamos no ano passado que um problema com a válvula de aceleração de combustível principal do F-35 fez com que a aeronave se movesse repentinamente e sem parar até que o motor fosse desligado. Em 2018, o programa implementou mudanças de software para corrigir esse problema.
Além disso, em todas as variantes, os pilotos relataram ter sofrido pressões extremas no cockpit durante certas manobras de voo. Os representantes do fabricante nos disseram que identificaram a causa raiz da pressão excessiva da cabina do piloto e implementarão uma pequena alteração de hardware em 2019 para resolver o problema.
Recentemente, após o acidente de um F-35B em outubro de 2018, o programa aterrou a frota do F-35 para inspecionar todos os seus motores. Uma investigação determinou que um defeito de fabricação fazia com que um tubo de combustível do motor se rompesse durante o voo, resultando em uma perda de força para o motor. O escritório do programa informou que identificou 117 aeronaves com o mesmo tipo de tubo de combustível que deve ser substituído. De acordo com oficiais do programa, o aterramento geralmente não impactou a entrega da aeronave, já que o fabricante forneceu tubos de combustível de substituição que foram instalados na maioria das aeronaves afetadas até o final de 2018.
Prontidão de Produção
Em dezembro de 2018, o fabricante principal entregou 264 aeronaves de produção.
Desde o início da produção, os fabricantes do F-35 refinaram seus processos de produção para melhorar a eficiência e a qualidade da fabricação. No entanto, o contratado principal identificou o controle de qualidade e as entregas tardias de radares como os principais riscos de produção no programa.
Por exemplo, devido às limitações identificadas pelo fornecedor, o fabricante principal continua a consertar as lacunas entre os painéis adjacentes da superfície da aeronave conectados à estrutura da aeronave. Essas correções são necessárias para atender aos requisitos de desempenho de baixa observação (stealth). O contratado está trabalhando com seu fornecedor para resolver o problema por meio de processos de produção aprimorados, à medida que o programa se aproxima de sua decisão de produção de cadência completa em outubro de 2019.
Outros problemas do programa
Após nossa avaliação de 2018, o programa atrasou o início dos testes operacionais em até 3 meses, até dezembro de 2018. Esse atraso resultou de atualizações de software necessárias para avaliar o desempenho da aeronave.
Para atenuar novos atrasos, o programa recebeu autorização para concluir certos testes operacionais antes do início formal do teste operacional. Por exemplo, o programa concluiu testes operacionais de clima frio em janeiro de 2018.
Devido às ameaças em evolução, o escritório do programa continua a avançar com os esforços de modernização do Bloco 4, que modernizarão os recursos atuais e desenvolverão e integrarão novos recursos à aeronave. Em outubro de 2018, o escritório do programa atualizou sua estratégia de aquisição, fornecendo um cronograma geral para o futuro desenvolvimento e integração de tecnologia.
O programa planeja lançar novos recursos a partir de outubro de 2019, mas ainda precisa concluir sua linha de base do programa de aquisição. Como resultado, o programa está testando, produzindo e modernizando simultaneamente aeronaves, o que aumenta o risco de atrasos no cronograma e custos futuros.
Comentários do Escritório do Programa
Fornecemos um esboço dessa avaliação ao escritório do programa para revisão e comentários. O escritório forneceu comentários técnicos, que nós incorporamos quando apropriado.
Funcionários do programa afirmaram que desde o início dos testes de desenvolvimento em 2006, mais de 2.200 deficiências foram descobertas e corrigidas. Além disso, as autoridades informaram que, em coordenação com a comunidade de combate, resolveram as deficiências de maior prioridade e atenuaram as deficiências remanescentes. Finalmente, as autoridades comentaram que as entregas de aeronaves aumentaram conforme o planejado e os testes operacionais continuam no caminho certo para conclusão no outono de 2019.
A avaliação de duas páginas do GAO do programa F-35, que representa 21% dos planos de gastos do DoD, pode ser encontrada na página 173 do relatório anual do GAO sobre programas de armas do Departamento de Defesa dos EUA. (veja o link abaixo)
O F-35, de acordo com essa avaliação, está estimado para custar US$ 66,2 bilhões em desenvolvimento e US$ 288,9 bilhões em aquisição de 2.470 aeronaves, para um custo unitário médio de programa de US$ 143,7 milhões em dólares do FY2019.
Para o relatório completo (229 páginas PDF) clique aqui.
FONTE: US Government Accountability Office