Turquia pode comprar caça Su-57 e sistema S-500 de defesa aérea da Rússia
Os planos da Turquia para comprar o sistema russo de mísseis antiaéreos S-400 marcaram uma grande mudança na orientação de defesa de Ancara, provocando uma forte resposta de Washington. No entanto, o acordo S-400 mal arranha a superfície da florescente relação de defesa Turquia-Rússia e a ameaça que isso representa para a coerência militar da OTAN.
O Kremlin e a Rosoboronexport – agência estatal de exportação de armas da Rússia – estão tentando capitalizar a boa vontade política da venda do S-400 com vários outros contratos de alto nível, incluindo caças a jato russos e sistema de defesa antimísseis da próxima geração.
Quando o departamento de defesa dos Estados Unidos suspendeu a transferência do caça stealth F-35 para Ancara “na pendência de uma decisão turca inequívoca de antecipar a entrega do S-400” no início do mês passado, comentaristas de defesa russos e ocidentais especularam que a Rússia atacaria com uma oferta rápida do Su-35.
Parece agora, no entanto, que a Rússia está focada em um acordo maior. Em uma entrevista concedida à mídia estatal turca, o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, sugeriu que a Rúsia está disposta a assinar um contrato do Su-57: “Esses caças russos de quinta geração têm qualidades excepcionais e prometem exportação.”
Ancara tem sido menos ambivalente em expressar seu interesse no próximo sistema de defesa aérea S-500 da Rússia. “Concluímos a questão do S-400, assinamos um acordo com os russos e iniciaremos a co-produção. Mais tarde, podemos trabalhar no S-500”, anunciou Erdogan em uma entrevista recente.
FONTE: Yahoo.com/National Interest