F-22 e F-35

F-22 e F-35

O antecessor do novo jato de combate topo de linha dos EUA é muito superior, de acordo com os pilotos que escolheriam o F-22 Raptor em relação ao novo F-35 ‘sem dúvida’

O novo jato de combate da Lockheed Martin, o F-35, faz parte de um programa norte-americano que vai custar ao país US$ 1,5 trilhão. No entanto, embora os EUA tenha quebrado o banco para obter jatos de última geração, os pilotos ainda escolheriam seu antecessor, o F-22 Raptor, em batalha. Para começar, o F-22 Raptor é capaz de transportar mais mísseis ar-ar do que seu sucessor.

Ambos têm leque ilimitado para armas, mas o sistema de radar do F-22 está agora um pouco desatualizado, de acordo com especialistas.

Outra é que o F-22 Raptor é muito mais rápido que o F-35, com o primeiro usando dois motores e o último apenas um.

Isto significa que o F-22 Raptor, que foi introduzido pela primeira vez em 2005, pode voar a Mach 2, ou mais de 1.500 milhas por hora.

O F-35 é mais lento, voando a cerca de Mach 1.6, ou 1.200 milhas por hora.

Como resultado, quando se trata de combate aéreo, pilotos e entusiastas militares sempre escolheriam o F-22 Raptor apesar do enorme custo do F-35.

Alex Cucos, engenheiro aeroespacial, escreveu no site de perguntas e respostas Quora: “O F-22, por outro lado, é um caça americano que supera todos os outros. Stealth total, capacidade de super-cruzeiro (pode voar em velocidades supersônicas sem usar pós-combustores), extremamente ágil, capaz de transportar até 6 mísseis internamente, é uma fera”.

F-22 Raptor

Chris Morehouse, engenheiro aeroespacial da Força Aérea dos EUA, disse: “Até hoje, 20 de abril de 2019, o F-22A Raptor é o melhor absoluto no que faz. Caçar e derrubar outras aeronaves.

“Não há melhor caça de Domínio Aéreo em serviço hoje por qualquer força militar. Nenhum. Zero.”

Rishikesh Patil, especialista em tecnologia de defesa, disse: “O F-22 é o melhor sem dúvida. O F-22 Raptor é um caça furtivo de superioridade aérea. Ele é projetado para alcançar a dominância do ar.”

No entanto, as autoridades dos EUA estão dispostas a apontar que os dois jatos são entidades completamente diferentes e servem a propósitos diferentes.

O F-35 foi projetado para combate ar-terra, em missões de ataque, enquanto o F-22 é para combates aéreos.

Um porta-voz da National Interest, uma revista de assuntos internacionais bimestral americana, disse: “Se forçado a um dogfight, as habilidades e experiência superiores de um piloto americano F-35 podem ser o único fator que pode evitar que ele seja abatido.

“Basicamente, um piloto do F-35 deve evitar um dogfight a todo custo.”

FONTE: www.express.co.uk (Tradução e Adaptação do Poder Aéreo)

wpDiscuz