F-35C lançando AMRAAM

F-35C lançando um AMRAAM AIM-120C-7

ARLINGTON, Virgínia – A Lockheed Martin projetou um novo suporte de armas interno para o F-35 Lightning II que vai permitir que a aeronave carregue mais dois mísseis internamente.

O novo “rack”, chamado Sidekick, permite que cada um dos dois compartimentos de armas do F-35A da Força Aérea e do F-35C da Marinha possa acomodar três mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120 (AMRAAM) em vez dos dois atuais, para um total de seis AMRAAMs carregados internamente.

Falando no dia 1º de maio a repórteres em uma coletiva de imprensa da Lockheed Martin, o piloto de testes do F-35 da empresa, Tony “Brick” Wilson, disse que o suporte foi desenvolvido inteiramente com fundos internos de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

O “rack” não é compatível com a versão STOVL F-35B do Marine Corps, que possui um compartimento de armas menor.

O F-35 pode transportar mais AMRAAMs em cabides externos, mas Wilson ressaltou que transportar mais dois mísseis internamente preserva as características stealth do F-35.

“Os mísseis extras adicionam um pouco de peso, mas não estão adicionando arrasto extra”, disse Wilson.

Wilson também disse que o F-35 tem capacidade estrutural externa para armas hipersônicas, se isso for necessário no futuro.

Ele também disse que a empresa, trabalhando com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, desenvolveu e instalou no F-35A – seis anos antes do previsto   o Sistema de Prevenção de Colisão no Solo (AGCAS).

A AGCAS “salvou a vida de oito pilotos”, disse Wilson. Ele disse que o AGCAS será instalado mais tarde no F-35B e no F-35C em 2021.

Gráfico mostrando um F-35 com seis mísseis AMRAAM nas baias internas de armas

FONTE: Sea Power magazine

wpDiscuz