Sukhoi Su-30SM

Sukhoi Su-30SM

YANGON – A Rússia está produzindo seis jatos de combate Sukhoi SU-30SM para Mianmar com um contrato de cerca de US$ 204 milhões, assinado entre as duas nações no ano passado, informaram fontes de notícias russas no dia 24 de abril.

A notícia foi revelada durante a mais recente visita à Rússia do comandante-em-chefe militar de Mianmar, o general Min Aung Hlaing, para participar da 8ª Conferência de Moscou sobre Segurança Internacional nesta semana. Alguns sites de observadores militares colocam o preço de mercado de um dos jatos bimotores em cerca de US$ 34 milhões.

Em uma coletiva de imprensa, o general sênior Min Aung Hlaing disse que o equipamento militar da Rússia era “muito útil” para seus militares em locais importantes em Mianmar.

Min Aung Hlaing pessoalmente inspecionou a produção dos aviões na Irkustsk Aviation Plant em 23 de abril. Antes da turnê na Rússia, ele viajou para a China e visitou uma escola de treinamento de veículos blindados em Pequim e se reuniu com oficiais do Exército de Libertação Popular da China (PLA) em 11 de abril.

O observador militar baseado em Yangon, Ko Naing Swe Oo, do Instituto Thayninga de Estudos Estratégicos, um ex-oficial militar, disse ao The Irrawaddy que a Força Aérea de Mianmar possui poder de fogo razoável, suficiente para deter uma invasão externa. Assim, ele concluiu que o objetivo de comprar os caros jatos multirole Su-30SM provavelmente alcançaria superioridade no espaço aéreo na região, particularmente em relação aos países vizinhos de Mianmar no Sudeste Asiático.

Sob o regime militar, em 2000, Mianmar e Tailândia entraram em confronto ao longo da fronteira. Naquela época, Mianmar não possuía os MiG-29 russos que possui agora, e as Forças Aéreas Tailandesas desdobraram seus caças multifuncionais durante o conflito.

“Os SU-30SMs são capazes de operações de longa distância. Podemos usá-los caso haja uma tentativa de invasão externa contra nós no futuro ”, disse ele.

Ele explicou que o Su-30 foi produzido em várias versões. Por exemplo, a Malásia tem o Su-30 MKM, enquanto a Índia possui o Su-30 MKI. Ele disse que o modelo SU-30SM é o mais recente de uma série de aeronaves aperfeiçoadas pelos militares russos.

No entanto, dado o histórico militar contra grupos étnicos rebeldes armados, alguns especialistas locais expressaram preocupação com possíveis ataques aéreos contra os grupos pelos jatos supersônicos. Mesmo em batalha contra o Exército de Arakan (AA) no norte de Rakhine em Mrauk-U, os militares usaram vários aviões de combate MiG-29. De acordo com blogs de defesa, Mianmar tem 20 aviões MiG-29D e em 2018, Moscou entregou um total de 12 aeronaves de treinamento de combate Yak-130 para Tatmadaw.

Até agora, as aquisições de equipamento militar russo por Mianmar incluem caças MiG-29, treinadores de combate Yak-130, helicópteros de combate Mi-17, Mi-24 e Mi-35 e outras armas. O caça Su-30SM de geração 4+ é capaz de missões ar-ar e ar-solo com uma grande variedade de munições guiadas com precisão e pode transportar cerca de 9 toneladas de munição ao mesmo tempo.

FONTE: O Irrawaddy

wpDiscuz