Armênia vai receber caças Sukhoi Su-30SM no início de 2020
Durante uma visita à Rússia nesta semana, o ministro da Defesa da Armênia, David Tonoyan, disse a repórteres que os caças Sukhoi Su-30SM – que a Armênia encomendou no início deste ano – devem ser entregues no início de 2020. Ele disse: “Quatro aeronaves serão entregues no primeiro estágio” no final do ano ou o início de 2020. ”Ele acrescentou que um pagamento inicial de uma quantia não especificada para as aeronaves já havia sido enviado para a Rússia.
O ministro da Defesa, Tonoyan, se reuniu com o diretor-geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, durante sua visita e os dois disseram em um comunicado que concordaram em desenvolver a cooperação bilateral.
Yerevan fez um pedido para quatro Su-30SMs no início de 2019, o que ajudará o país a começar a atualizar as aeronaves em serviço com a Força Aérea. O ministro da Defesa, Tonoyan, indicou que a Armênia comprará mais Su-30SMs a seguir. Em fevereiro de 2019, ele respondeu a uma pergunta sobre novas aquisições: “Sim, não planejamos ficar limitados a apenas quatro unidades desse tipo de equipamento militar”.
Ele descreveu o contrato como um “primeiro estágio” esta semana em Moscou, fornecendo mais confirmação de que a Armênia aumentará o número de Su-30SMs no futuro. Acredita-se que a Armênia esteja buscando até uma dúzia de Su-30SMs no total.
Embora a Armênia tenha a obrigação de substituir os caças envelhecidos atualmente em serviço, o pequeno orçamento de defesa do país prejudicou as aquisições em grande escala. Mesmo assim, a Rússia concedeu empréstimos de centenas de milhões de dólares nos últimos anos para ajudar o país a obter da indústria de defesa russa.
Presume-se que a Armênia tenha feito uso de financiamento de empréstimos para cobrir parte do custo da compra do Su-30SM.
FONTE: Forecast Internacional