Jato HAL HJT-36 IJT indiano retorna aos voos de teste depois de modificações
A Hindustan Aeronautics recomeçou os testes de voo de seu HJT-36 Intermediate Jet Trainer (IJT) de seu centro de produção de Bengaluru.
“O voo foi impecável e seu sucesso é um passo importante para o programa IJT”, diz a HAL.
“O teste de voo do IJT (HJT-36), projetado e desenvolvido pela HAL para o treinamento do estágio II dos pilotos da IAF, foi suspenso depois que a aeronave encontrou problemas nos voos de teste de rotação no ano de 2016.”
Após estas questões, a HAL diz que realizou modificações na aeronave “com base em estudos abrangentes de túnel de vento”.
O IJT tem uma história longa e conturbada desde o seu início em 1999, com a mais recente versão tendo sua produção limitada. Antes disso, em 2014, a HAL pediu ajuda externa para reduzir o peso da aeronave.
O Ministério da Defesa da Índia tem sido abertamente crítico sobre o programa. Em fevereiro de 2014, foi emitida uma solicitação de informações para um novo instrutor de jato intermediário. Também expressou preocupação com a manutenção do motor do tipo, o NPO Saturn AL-55I, de fabricação russa.
Além disso, os protótipos sofreram acidentes em 2007 e 2008, um dos quais ocorreu na edição de 2007 do show da Aero India em Bengaluru.
FONTE: FlightGlobal