China desenvolve novo motor para caça embarcado
Os jovens membros de uma equipe de projetistas de motores aerodinâmicos chineses receberão um contrato por projetar com sucesso e testar protótipos de um novo motor turbojato de primeira linha que ajudará os caças chineses a enfrentarem suas contrapartes estrangeiras avançadas.
Especialistas disseram no dia 17 de abril que o novo motor deve ser instalado em novos caças furtivos baseados em porta-aviões da China.
Com 124 membros com 35 anos de idade ou menos, a equipe de desenvolvimento de 193 pessoas do Instituto de Pesquisa de Turbinas a Gás sob a estatal Aero Engine Corporation da China receberá um prêmio provincial durante o Dia da Juventude da China em 4 de maio, de acordo com um comunicado lançado pelo governo de Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, em sua conta WeChat na segunda-feira.
Sem divulgar a designação do motor, o comunicado afirma que se trata de um equipamento militar que rivalizará com jatos estrangeiros avançados e representa o mais alto nível técnico da China em motores aeronáuticos. É um dos vários grandes projetos de motores aéreos do país, disse o comunicado.
A equipe de desenvolvimento levou apenas um ano para projetar o motor, e apenas seis meses para terminar de testar o primeiro protótipo, e o ciclo de fabricação foi reduzido em dois terços, segundo o comunicado.
Com o novo motor, os futuros jatos de combate da China finalmente resolverão o “problema do coração”, disse Wei Dongxu, analista militar de Pequim, ao Global Times na quarta-feira. “Isso é ótimo, ótimas notícias”, disse ele. O motor aeronáutico é muitas vezes apelidado de “coração da aeronave”, pois fornece a força que a aeronave precisa.
Observadores militares disseram que a China fez um progresso impressionante no desenvolvimento de aeronaves militares avançadas, destacado pelo caça furtivo J-20. A indústria, no entanto, tem sido prejudicada por motores produzidos localmente, que anteriormente tinham um empuxo e tempo de vida abaixo do ideal.
Os motores turbofan avançados são difíceis de desenvolver, especialmente a fabricação das palhetas do fan, que devem ser construídas para resistir a temperaturas e pressões muito altas, observou Wei.
O próximo contrato é uma indicação de que a China fez avanços não apenas no projeto, mas também na fabricação, disse Wei.
Apesar do ritmo acelerado de desenvolvimento, Wei disse que o novo motor ainda precisa de uma quantidade considerável de testes em diferentes situações, antes de ser confirmado como confiável e entrar em produção em massa.
Este motor turbofan provavelmente será usado em caças furtivos da China no futuro, informou a Weihutang, uma coluna afiliada com a Televisão Central da China, na terça-feira.
Wei disse que o motor pode estar relacionado ao avião furtivo bimotor FC-31 de médio porte da China, que pode se tornar o jato de caça de próxima geração baseado em porta-aviões da China.
FONTE: Global Times