Os dois primeiros de 40 caças Joint Strike Fighters Lockheed Martin F-35A Lightning II encomendados para a Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) chegaram à Base Aérea Cheongju da Coreia do Sul em 29 de março.

Em um comunicado divulgado no mesmo dia, a Defence Acquisition Programme Administration (DAPA) do país disse que as aeronaves pousaram com segurança em sua base aérea operacional após várias escalas para reabastecimento após sua saída da Base Aérea de Luke, no estado do Arizona.

A DAPA observou que as duas aeronaves devem entrar em operação em maio, com todos os 40 F-35As previstos para serem entregues e implantados até 2021.

O chefe da DAPA, Wang Jung-hong, disse que Seul espera que os F-35As aprimorem as capacidades operacionais da RoKAF e reforcem a sua postura de prontidão, uma vez que os países vizinhos também estão colocando em operação caças furtivos.

Em setembro de 2014, Seul aprovou um acordo para adquirir 40 F-35As de decolagem e pouso convencionais para a RoKAF por cerca de KRW7.3 trilhões (US$ 6,5 bilhões).

FONTE: Jane’s

wpDiscuz