Força Aérea de Autodefesa do Japão aterra sua frota de caças F-35A
A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) aterrou sua frota de aviões de combate F-35A, informou a corporação de radiodifusão NHK.
O ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, informou em 9 de abril que a frota de jatos furtivos mais novos será aterrada por enquanto, depois que um dos 13 caças F-35A, recentemente entregues, desaparecer durante o treinamento.
O ministro da Defesa do Japão, Takeshi Iwaya, disse: “Por volta das 19h27 de terça-feira, um F-35A da base aérea da Força Aérea de Autodefesa de Misawa perdeu o contato radar 135 quilômetros a leste da costa durante o treinamento”.
Iwaya disse que o piloto está desaparecido. Autoridades dizem que o jato estava voando com outros três aviões do mesmo modelo, e não houve relatos de problemas antes que o contato fosse perdido.
As Forças de Autodefesa e a Guarda Costeira enviaram aeronaves e navios de patrulha para procurar o jato.
Ao mesmo tempo, fontes locais informam que o avião caiu e agora estão procurando pelo piloto. Causas do incidente não foram relatadas. Este será o segundo F-35 perdido em um acidente. Em setembro de 2018, um F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA caiu perto do MCAS Beaufort (SC).
De acordo com o Defense News, o Japão ativou seu primeiro esquadrão de F-35A no final do mês passado, com o 302º Hikotai estabelecido em Misawa equipado com 13 F-35As após sua transferência de Hyakuri, ao norte da capital do Japão, Tóquio, quando operava o Mitsubishi F-4EJ Phantom II.