Sukhoi Su-57

Sukhoi Su-57

O Jane’s noticiou que o governo russo deve conceder autorização para a exportação do caça de quinta geração Sukhoi Su-57 (PAK FA), segundo uma autoridade da indústria de defesa russa.

Viktor Kladov, diretor de cooperação internacional e política regional da holding russa de defesa Rostec, disse que a versão da aeronave promovida para clientes internacionais será denominada Su-57E (Export).

Ele acrescentou que espera que a aeronave seja uma concorrente competitiva para programas no Oriente Médio e em algumas partes da Ásia-Pacífico.

Falando em uma coletiva de imprensa na exposição LIMA de 2019 em Langkawi, Kladov disse que “toda a documentação necessária” para apoiar a aprovação das exportações do Su-57E foi submetida ao governo russo pela UAC e sua empresa-mãe, Rostec. Espera-se que a aprovação final das exportações seja feita pelo presidente russo Vladimir Putin em poucas semanas.

De acordo com Kladov, o Su-57E poderia ser oficialmente revelado no Dubai Air Show em novembro de 2019, e essa revelação refletiria o mercado-alvo de exportação do Su-57E. “Acreditamos que o Oriente Médio é um mercado atraente para esta aeronave”, disse Kladov.

Na Ásia-Pacífico, os países que provavelmente estarão interessados ​​no Su-57E incluem a China e a Índia. “A China recebeu recentemente 24 aviões Su-35”, disse Kladov, “e nos próximos dois anos ela tomará a decisão de comprar Su-35s adicionais, construir o Su-35 na China, ou comprar um caça de quinta geração. Esta poderia ser outra oportunidade para o Su-57E “.

Ao comercializar a aeronave para exportação, Kladov disse que é improvável que os clientes sejam dissuadidos pela Adversaries America Through Sanctions Act (CAATSA) dos EUA. Esta legislação, introduzida em agosto de 2017, propunha sanções aos clientes de defesa da Rússia em resposta à alegada interferência de Moscou nas eleições presidenciais de 2016 e na anexação da Crimeia.

Clique nos gráficos para ampliar

wpDiscuz