AN-124 na Venezuela

AN-124 russo na Venezuela descarregando equipamentos e pessoal

O presidente Donald Trump alertou que a Rússia deve retirar uma recente delegação militar enviada à Venezuela, sugerindo que ele estaria preparado para forçá-la a sair.

A Casa Branca cortou relações com o presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiro, em vez disso patrocinou o chefe da Assembleia Nacional, controlado pela oposição, Juan Guaidó, que se declarou chefe de Estado. A medida ocorreu em meio a sanções crescentes dos EUA que prejudicaram uma economia venezuelana já atingida por má administração interna, e cerca de um mês depois que a Rússia enviou tropas e aeronaves para realizar exercícios bilaterais no Caribe.

As tropas e aviões russos foram novamente vistos na Venezuela no fim de semana para conduzir o que a emissora estatal Sputnik News, da Rússia, citou uma fonte diplomática como “consultas bilaterais”.

Respondendo a isso, Trump disse aos repórteres na Casa Branca que “a Rússia tem que sair”. Questionado sobre como sua administração poderia garantir isso, ele respondeu: “Vamos ver. Todas as opções estão abertas”.

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton – que já defendeu uma ação militar contra inimigos dos EUA, como Irã, Coreia do Norte e Venezuela – alertou na segunda-feira que o governo Trump “não tolerará que forças militares estrangeiras hostis se intrometam” no Hemisfério Ocidental. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, alertou o ministro russo de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que Washington “não resistirá à medida que a Rússia exacerba as tensões na Venezuela”, segundo o Departamento de Estado.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia rebateu, com a porta-voz Maria Zakharova dizendo que, “continuando sua retórica agressiva contra a Venezuela e tentando abertamente um golpe naquele país, os Estados Unidos estão acusando simultaneamente aqueles que estão cooperando com suas autoridades legais, inclusive a Rússia”. Ela disse que “a permanência de especialistas russos em território venezuelano é regulada pelo acordo de cooperação técnica militar entre os governos da Rússia e da Venezuela, assinado em maio de 2001 e ratificado por ambos os Estados”.

O Ministério das Relações Exteriores da China também respondeu aos jornalistas que perguntaram sobre a situação. O porta-voz Geng Shuang disse na terça-feira que os países do Hemisfério Ocidental, incluindo os países da América Latina, são todos estados soberanos, “então têm o direito de determinar sua própria política externa e sua maneira de cooperar mutuamente com os países da região de sua própria escolha”.

Geng disse que a China prometeu continuar trabalhando para ajudar o governo venezuelano em meio à crise, que “só pode ser resolvida pelo povo venezuelano”. Ele então observou que “os assuntos latino-americanos não são um negócio exclusivo de um determinado país, nem a América Latina é um quintal de determinado país” em uma referência velada aos EUA.

Washington tem uma história de décadas de luta contra correntes esquerdistas em toda a América Latina e quase chegou a um conflito nuclear com a União Soviética pela colocação de mísseis de médio alcance em Cuba em 1962. O tenso impasse acabou sendo resolvido quando a União Soviética concordou em remover os mísseis em troca da retirada das posições de mísseis dos EUA na Turquia.

Essas armas terrestres, que variam de 310 a 3.420 milhas, foram posteriormente banidas pelo tratado das Forças Nucleares de Médio Alcance (INF), assinado em fins da Guerra Fria, em 1987, mas devem retornar à medida que os EUA anunciaram a suspensão do tratado no mês passado, com a Rússia seguindo dias depois.

Washington acusou Moscou de violar o acordo por meio do desenvolvimento do míssil Novator 9M729, enquanto autoridades russas acusaram seus homólogos norte-americanos de quebrar os termos do acordo ao implantar sistemas de defesa antimíssil supostamente capazes de serem usados ​​ofensivamente na Europa Oriental.

FONTE: Newsweek

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