Apesar do F-35, caças de quarta geração terão vida longa nos EUA
Por Alexandre Galante
O orçamento do Pentágono para 2020 prevê a aquisição de 8 caças F-15EX por US$ 1,1 bilhão para a USAF.
Os novos F-15EX serão baseados na versão F-15QA do Qatar, com a suíte de guerra eletrônica EPAWSS.
A USAF pretende adquirir até 80 novos F-15EX por US$ 80 milhões cada, para substituir os velhos F-15C/D da frota.
Algumas fontes dizem que a USAF poderá adquirir de 144 aviões até 400 novos F-15EX.
A aquisição de novos F-15 Eagle pela USAF significa uma mudança de estratégia, que previa a aquisição exclusivamente de aeronaves de quinta geração.
A mudança de mentalidade não tem a ver com o preço, já que o F-35 e F-15EX em breve
terão o mesmo custo de aquisição, mas como um requisito operacional complementar, já que o programa F-35 tem demorado para alcançar disponibilidade, maturidade e suportabilidade.
Mesmo Israel, outro exigente comprador do F-35, poderá adicionar novos F-15 à sua frota.
A decisão de comprar novos Boeing F-15 também reflete o desejo do Pentágono de manter duas empresas americanas produzindo caças na próxima década, mantendo a diversidade na base industrial enquanto prepara os requisitos para o caça de sexta geração.
A Marinha dos EUA, por sua vez vai comprar 78 Advanced Super Hornets Block III por US$ 4 bilhões, em outra aquisição aparentemente motivada pelos atrasos e deficiências do F-35C.
A Marinha dos EUA também solicita para o orçamento de 2020 a aquisição de 22 caças F-5E/F Tiger II da Força Aérea Suíça, que vão se juntar aos 44 aviões do mesmo tipo que realizam a função de adversário em treinamento de combate aéreo, em dois esquadrões da Marinha (USN) e um dos Fuzileiros Navais (USMC).
O resumo oficial do orçamento afirma:
O Departamento está adquirindo aeronaves F-5E/F do governo da Suíça em apoio aos requisitos da USN e do USMC. O F-5 é um caça supersônico ágil, altamente manobrável e confiável, combinando design aerodinâmico avançado, desempenho do motor e baixos custos operacionais.