Dassault Rafale B

Não está claro se a ejeção foi desencadeada voluntariamente, por acidente ou por causa de um mau funcionamento

Um passageiro civil de 64 anos foi acidentalmente ejetado de um avião de combate Rafale B da Força Aérea Francesa quando o avião decolou da base aérea de Saint-Dizier, em 20 de março de 2019.

O homem que estava no assento traseiro, cuja identidade não foi divulgada, sofreu ferimentos graves, incluindo lesões nas costas e foi hospitalizado. Ele está em condições estáveis ​​e sua saúde não é motivo de preocupação, segundo um porta-voz da Força Aérea Francesa.

O incidente ocorreu às 13h52, quando a aeronave decolou para uma missão de treinamento. O piloto conseguiu pousar a aeronave com pequenos ferimentos nas mãos (causadas pelo canopy quebrado).

O que aconteceu é bastante estranho, pois VIPs e jornalistas são frequentemente convidados a participar de voos de “orientação”, para fins de comunicação ou informação.

O passageiro recebe sempre um briefing detalhado que abrange a operação padrão do cockpit, procedimentos de emergência, saída etc, explicando claramente o que não deve ser tocado no cockpit. A alça do assento de ejeção é uma daquelas coisas que não se tocar.

De qualquer forma, não se sabe o que ativou a ejeção: pode ter sido uma ejeção voluntária, involuntária ou até mesmo uma falha, embora os assentos ejetáveis ​​modernos sejam extremamente confiáveis ​​e os maus funcionamentos sejam extremamente raros.

Uma investigação está em andamento.

FONTE: The Aviationist

wpDiscuz