Combate aéreo Índia-Paquistão: um relato minuto a minuto da batalha aérea de Abhinandan
As evoluções da manhã de 27 de fevereiro duraram 16 minutos, desde o momento em que os jatos paquistaneses decolaram até o momento em que o Wing Commander Abhinandan Varthaman foi atingido. A India Today TV teve acesso detalhes minuto a minuto do intenso duelo
Na manhã de 27 de fevereiro, 24 caças decolaram do Paquistão e voaram em direção à Índia. O grupo de jatos incluiu dez F-16 Fighting Falcons fabricados nos EUA. Exatamente às 10h, os jatos entraram no espaço aéreo indiano, onde os jatos de caça da Força Aérea Indiana os engajaram em um dogfight.
A luta feroz por Jammu e Caxemira acabou com um MiG-21 indiano atirando em um F-16. No entanto, o MiG também sofreu um impacto e caiu na Caxemira ocupada pelo Paquistão. Seu piloto, Wing Commander Abhinandan Varthaman, foi capturado pelo exército paquistanês. Ele foi libertado dois dias depois.
Veja os detalhes minuto a minuto do intenso duelo.
9h52: O avião de vigilância Netra da Força Aérea da Índia e o Comando Aéreo do Norte detectam 10 F-16s decolando de três bases aéreas no Paquistão. Os F-16s voam em três formações separadas. Elas se fundem em uma formação única depois de entrar na Caxemira ocupada pelo Paquistão (PoK).
9h54: A Força Aérea Indiana entra em ação. Os MiG 21 Bisons, os Sukhoi Su-30MKIs e os Mirage 2000 da IAF são acionados para interceptar os novos caças paquistaneses.
9h58: A Índia soa um alerta e envia uma mensagem aos caças paquistaneses pedindo-lhes que voltem.
9h59: Conforme o protocolo, a Índia soa em segundo alerta e envia outra mensagem pedindo que os jatos paquistaneses voltem.
10h00: Os caças da Força Aérea do Paquistão entram no espaço aéreo indiano.
10h01: Os jatos da Força Aérea Indiana respondem com força total e enfrentam os F-16. Os F-16 também são alvo de mísseis superfície-ar (SAMs). A resposta força nove F-16s do PAF a retornarem após penetrarem apenas um quilômetro em território indiano.
10h02: Um F-16 consegue penetrar no interior do território indiano. O jato atinge um depósito de combustível e um depósito de munição em uma zona militar e tenta atacar um quartel-general da brigada do Exército indiano.
10h03: Um Sukhoi Su-30 e um MiG-21 Bison da Força Aérea Indiana engajam este F-16 em uma manobra de dogfight chamada “defensive split”. Os dois jatos indianos prendem o jato paquistanês entre eles – o MiG 21 voa na frente enquanto o Su-30 persegue o F-16 por trás, disparando contra ele. O F-16 é forçado a fugir usando uma manobra de dogfight chamada “wingover”.
10h04: O Su-30 pára de perseguir o F-16 e fica em volta do depósito de combustível para protegê-lo. O MiG-21 Bison, sendo pilotado pelo Wing Commander Abhinandan Varthaman, dá a perseguição ao F-16. O F-16 está voando para fora do território e o Wing Commander Abhinandan ‘trava’ no F-16 com um míssil ar-ar R-73.
10h08: O Wing Commander Abhinandan dispara seu míssil R-73 e atinge com sucesso o F-16, derrubando-o. Abhinandan realiza uma manobra perigosa chamada “high-g barrel roll”. Ele está no alcance da artilharia antiaérea e de mísseis superfície-ar (SAM) paquistaneses. Um SAM ou artilharia aérea atinge o MiG-21. Abhinandan ejeta.
FONTE: India Today
NOTA DO PODER AÉREO: O relato do India Today difere dos outros que afirmam que o MiG-21 de Abhinandan foi atingido por um AIM-120 AMRAAM.