USAF suspende entregas de aviões-tanque Boeing KC-46A até que FOD seja eliminado

18

Linha de montagem dos KC-46A Pegasus

Linha de montagem dos KC-46A Pegasus

Depois que Foreign Object Debris (FOD), incluindo ferramentas esquecidas, foram encontrados dentro de um número não revelado de aeronaves Boeing KC-46A Pegasus entregues à Força Aérea dos EUA, o serviço suspendeu a aceitação dos aviões-tanque de reabastecimento em voo em 20 de fevereiro.

A USAF disse que não aceitará entregas novamente até que todas as aeronaves de produção tenham os detritos removidos e a Boeing tenha formulado um plano para resolver o problema. A descoberta de Foreign Object Debris (FOD) levou a Boeing a aterrar seus aviões-tanque KC-46A não entregues nas instalações do estado de Washington para inspeções, segundo um memorando obtido pelo The Seattle Times. A USAF e a Boeing confirmaram o problema ao site FlightGlobal.

Por sua parte, a Boeing diz que o aterramento durou cerca de uma semana e os voos foram retomados em 28 de fevereiro.

“Houve um voo de treinamento com o pessoal da Força Aérea dos EUA que aconteceu ontem (28 de fevereiro) à tarde”, disse a Boeing. “Estamos fazendo o que precisamos para garantir que a Força Aérea esteja feliz com seus jatos. Segurança e qualidade são obviamente a maior prioridade para nós.”

A empresa e a Agência de Gerenciamento de Contrato de Defesa estão realizando inspeções adicionais de garantia de qualidade e varreduras FOD de aeronaves KC-46A, diz a Boeing.

“A Força Aérea leva muito a sério a contaminação por Foreign Object Debris”, diz a USAF. “Estamos cientes das preocupações com FOD nas aeronaves de produção KC-46. A Força Aérea, a Agência de Gerenciamento de Contratos de Defesa e a equipe da Boeing estão trabalhando juntas para resolver essas preocupações da forma mais segura e rápida possível.”

Questões de FOD com o KC-46A são o último obstáculo no programa de aviões-tanque da Boeing. A USAF aceitou formalmente o primeiro KC-46A da Boeing em 10 de janeiro, após mais de um ano e meio de atraso causado por uma série de problemas de projeto e fabricação.

Sob o contrato de desenvolvimento original do serviço, a Boeing deveria entregar 18 aeronaves operacionais, nove conjuntos de reabastecedores aéreos e dois motores sobressalentes Pratt & Whitney PW4062 até agosto de 2017, mas é improvável que esse marco seja atingido até 2020. Em vez disso, a USAF aceitou aviões-tanque incompletos, ligeiramente menos do que totalmente funcionais, que são capazes de operar na maioria das situações. Questões pendentes incluíam a falta de pods completos de reabastecimento aéreo e problemas de ofuscamento da luz do sol com a câmera do boom de reabastecimento.

A Boeing minimizou o impacto do problema de FOD, descrevendo a questão como uma pausa temporária das entregas. A empresa diz que ainda planeja entregar três aeronaves por mês em 2019, embora diga que os esforços para entregar quatro ou mais aviões-tanque por mês na primeira parte do ano dependerão de discussões com a USAF.

FONTE: FlightGlobal

wpDiscuz