Coreia do Sul confirma possível acordo de troca de aeronaves com a Espanha
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) confirmou um plano em potencial de trocar aeronaves militares com a Espanha.
A DAPA confirmou em um comunicado de imprensa recente que recebeu uma proposta da Espanha descrevendo a possível transferência de aeronaves produzidas na Coreia do Sul em troca de aeronaves de transporte médio Atlas Airbus A400M.
As aeronaves sul-coreanas que se acredita serem o alvo da transferência potencial incluem o treinador a jato avançado T-50 Golden Eagle (AJT) e o treinador básico KT-1 Woong-Bee, ambos produzidos pela Korea Aerospace Industries (KAI).
A DAPA disse que ainda não decidiu se vai continuar com o acordo. A agência não deu detalhes sobre o número de aeronaves que poderiam ser trocadas.
A DAPA rejeitou as notícias na Coreia do Sul de que a proposta será discutida com as contrapartes da Espanha no final deste mês. A agência também disse que, ao contrário dos relatórios, não foi informado pelo governo espanhol sobre detalhes de preços para o A400M.
Anteriormente havia sido relatado que a Coreia do Sul e a Espanha haviam discutido a transferência potencial durante um comitê conjunto de defesa e indústria realizado em novembro de 2018. Segundo relatórios, o plano poderia contar com a troca de até seis do superávit A400M da Espanha em troca de 30 KT-1s. e 20 T-50s. O valor do negócio é de cerca de US$ 1,8 bilhão.
Nem a KAI nem a Airbus responderam às perguntas do Jane’s sobre o assunto.
O negócio potencial poderia ser posicionado para atender a um requisito pendente dentro da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) de adquirir uma capacidade de transporte médio para apoiar operações de transporte aéreo tático e substituir frotas antigas de aeronaves Lockheed Martin C-130H. Tanto a Airbus quanto a Lockheed Martin vêm se posicionando para este programa há vários anos.
FONTE: Jane’s