USAF pode encomendar até 80 caças F-15X à Boeing
O próximo orçamento da Força Aérea dos Estados Unidos pedirá fundos para oito novos caças-bombardeiros F-15 da Boeing, reforçando seu inventário com uma versão atualizada de um avião comprado pela última vez em 2001, enquanto recebe o mais avançado F-35 da rival Lockheed Martin Corp.
Os F-15 serão propostos no orçamento do ano fiscal de 2020, previsto para cerca de 11 de março, como o primeiro de uma potencial compra de 80 aviões nos próximos cinco anos, disseram pessoas familiarizadas com o plano da Força Aérea.
Mesmo que o pedido tenha o apoio da Casa Branca, é provável que levante questões de legisladores céticos sobre por que a Força Aérea, que passou anos dizendo que precisa da “quinta geração” do F-35, agora quer mais F-15 também.
A Boeing manteve sua linha de produção de F-15 em St. Louis, com vendas contínuas para aliados, incluindo Israel, Arábia Saudita e Qatar. O novo F-15X para os EUA seria uma variação dos aviões vendidos para o Qatar, mas seria capaz de transportar cargas mais pesadas de armas ar-terra e ar-ar do que os atuais F-15 ou F-35.
Com seu transporte interno de armas, o F-35 provavelmente não pode acomodar armas mais pesadas planejadas, como mísseis hipersônicos que estão agora em desenvolvimento. Por outro lado, o F-15X não teria os avanços tecnológicos do F-35, incluindo seu perfil furtivo para escapar dos mais avançados sistemas de defesa aérea russos e chineses, bem como seus sofisticados sensores e recursos de compartilhamento de dados.
A Força Aérea irá propor a compra do F-15X sem reduzir a frota de 1.763 jatos F-35 que há muito tempo está planejando, disseram as fontes. O serviço compraria 48 dos 84 F-35 que foram solicitados para o ano passado no plano do Pentágono para 2020, com o restante indo para a Marinha e os fuzileiros navais, de acordo com documentos do programa.
Ainda assim, a Lockheed vem lembrando discretamente aos legisladores e à equipe parlamentar sobre seus argumentos para o F-35 como a melhor escolha, inclusive por meio de um “folheto informativo” distribuído em dezembro. Isso foi seguido por um ataque ao F-15X por cinco senadores que escreveram o presidente Donald Trump na semana passada chamando o avião da Boeing de “ultrapassado”.
“É improvável que o orçamento de caça da Força Aérea dos EUA cresça muito, então o medo é que a substituição da frota de F-15, em vez de atualizar os antigos F-15, tiraria dinheiro do F-35”, disse Richard Aboulafia, analista aeroespacial do Teal Group de Fairfax, Virginia, disse em um e-mail.
A Boeing disse em um comunicado que está “pronta para fornecer uma variante avançada do F-15 com alta taxa de sobrevivência à Força Aérea a um custo acessível”. Um porta-voz da USAF se recusou a comentar a proposta até que o orçamento proposto pelo presidente seja liberado.
Funcionários do orçamento
A compra planejada do F-15X se originou de uma avaliação das necessidades da Força Aérea dos EUA por analistas de carreira no escritório independente de avaliação de custos do Pentágono. Ela ganhou apoio dos funcionários do orçamento da Casa Branca, que concordaram em preencher um nicho para um avião capaz de transportar uma carga pesada de material bélico, de acordo com uma das fontes.
A Boeing, de Chicago, ofereceu a aeronave, incluindo motores, por cerca de US$ 80 milhões por avião sob um contrato de preço fixo, com as primeiras entregas em 2022. Em comparação, estima-se que a F-35 da Lockheed, sediada em Bethesda, Maryland. custou US$ 89 milhões cada no último contrato com uma meta de US$ 80 milhões até 2020.
O boletim informativo de dezembro da Lockheed disse que o F-15X custaria US$ 90 milhões cada e teria menos autonomia, aceleração e tempo para permanecer acima do alvo do que o F-35.
O porta-voz da Lockheed, William Phelps, disse que o documento foi preparado para um briefing do congresso no dia 13 de dezembro e foi consistente com o que a empresa produziu durante anos comparando o F-35 com caças mais antigos.
Marillyn Hewson, diretora executiva da Lockheed, disse a analistas em janeiro que ela está ouvindo “diretamente da liderança no Pentágono” que o F-35 é “bem suportado por todos os lados” para que não seja afetado por uma potencial compra do F-15.
Ainda assim, dois dos mais fortes apoiadores do congresso da Lockheed, os senadores republicanos John Cornyn e Ted Cruz do Texas, prepararam uma carta para Trump alertando contra o subfinanciamento do F-35, que é construído em seu estado, para comprar o F-15X.
FONTE: Bloomberg